Pediatra orienta sobre os marcos do desenvolvimento do bebê
Medicina aponta os principais momentos da criança no primeiro ano de vida
As primeiras ações dos bebês iniciam pelos dois meses, quando a criança já consegue levantar a cabeça em um ângulo de 30°. Aos quatro meses, o bebê mantém a cabeça fixa a um ângulo de 90°. Como consequência, a criança tem capacidade de rolar sozinha, o que deve ocorrer até o quinto mês de vida.
Entre os cinco e sete meses, o bebê deve sentar sem apoio, ou utilizar os braços para se apoiar nas laterais. Ao chegar ao oitavo mês, a criança deve estar com a coluna na posição e se firmar sozinha. É no mês seguinte que ela também vai ficar em pé se apoiando nos móveis. O período ideal para começar a andar é entre onze meses e um ano e quatro meses de vida. No entanto, isto só vai ocorrer quando a criança tiver plena sensação de equilíbrio e noção espacial.
O médico da Sociedade de Pediatria do RS, Renato Santos Coelho, explicou que o estímulo da família é importante, mas não deve acontecer antes que a criança esteja madura o suficiente para a ação proposta. O pediatra falou sobre o desenvolvimento dos bebês em entrevista especial ao programa Temática desta segunda-feira. Confira na íntegra.
Comentários