Mutirão contra o Aedes aegypti movimenta Caxias do Sul
Ação que contou com apoio do 3º GAAAe foi realizada nos bairros São Pelegrino, Pio X, Exposição, Centro, Reolon, Santa Catarina e Rio Branco
A Secretaria Municipal da Saúde - Vigilância Ambiental de Caxias do Sul, com apoio do 3º GAAAe, promoveu neste sábado, dia 13, o mutirão de combate ao Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue, da febre chinkungunya e do vírus zika. O início da operação contou com a presença da secretária da Saúde em Exercício, Marta Fattori, do comandante do 3º GAAAe, tenente coronel Marcio Faccin de Alencar, da titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Solange Sonda, de representantes da Defesa Civil e demais instituições.
A ação Nacional, desenvolvida pela Prefeitura com apoio do 3º GAAAe, contou com a participação de 210 pessoas, sendo 190 homens do 3º GAAAe e 20 Agentes de Endemias da Secretaria Municipal da Saúde. As visitas ocorreram nos bairros São Pelegrino, Pio X, Exposição, Centro, Reolon, Santa Catarina e Rio Branco, áreas mapeadas com maior número de infestação, casos suspeitos e focos do mosquito.
Durante todo o sábado, essas equipes visitaram aproximadamente 11.490 domicílios onde foram ofertadas orientações à população por meio da distribuição de materiais informativos contendo dicas de prevenção.
Outra ação que integrou o mutirão foi o Bota-Fora Contra o Aedes, realizado no bairro Reolon. A atividade, desenvolvida em parceria com a CODECA, se estenderá até terça-feira, dia 16, em função do excesso de lixo descartado pelos moradores e pelo recolhimento dos mesmos em barrancos e terrenos baldios.
Em 2016, já foram identificados 8 focos do mosquito Aedes aegypti em Caxias do Sul: três focos no bairro Cidade Nova, dois focos no bairro Pioneiro e um foco no Jardim América, São Pelegrino e no Centro.
Comentários