Identificado em Caxias do Sul novo caso importado de dengue
Moradora do bairro São Victor/Cohab viajou para Foz do Iguaçu, onde contraiu a doença
A Secretaria da Saúde - Vigilância Epidemiológica de Caxias do Sul, informa que foi identificado o terceiro caso importado de dengue no Município. Uma moradora do bairro São Victor/Cohab viajou para a cidade de Foz do Iguaçu (PR), onde contraiu a doença.
A paciente foi atendida no Pronto Atendimento 24 Horas no dia 03 de fevereiro de 2016 com sintomas de febre, fraqueza, dor no corpo e náusea. No mesmo dia foi encaminhada ao Hospital Geral para internação, recebendo alta hospitalar no dia 04 de fevereiro de 2016. O material coletado para exame foi enviado ao Laboratório Central do Estado (LACEN), que confirmou o diagnóstico.
Nestes casos, ainda quando existe apenas a suspeita de alguém com a doença, a Vigilância Ambiental realiza um trabalho de vistoria nos locais próximos de onde mora o paciente contaminado, para combater o mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, evitar a contaminação do mosquito. Após a confirmação do diagnóstico, será realizado um tratamento com dedetizador, para evitar a proliferação do mosquito adulto na região.
Os agentes de endemias avisam previamente os domicílios onde será feito o tratamento. Confira abaixo algumas informações sobre a aplicação de inseticida:
-
a aplicação será nos pátios e áreas abertas das casas, não no interior das residências;
-
portas e janelas devem ficar abertas;
-
apartamentos térreos serão visitados apenas se tiverem pátio;
-
alimentos como frutas, hortaliças e verduras que estiverem no pátio somente poderão ser utilizados para consumo após uma semana da aplicação;
-
os moradores devem informar aos aplicadores a presença de aves e répteis de estimação como tartarugas, iguanas, entre outros. Estes animais não podem ficar expostos ao inseticida.
Comentários