Hospital Unimed de Caxias do Sul abre nova UTI e transfere pacientes não covid para o Centro Cirúrgico
Baixar ÁudioComplexo Hospitalar, que está no limite de operação, registra aumento de internações diariamente
Devido ao aumento acelerado de internações de pacientes com Covid-19, bem como ao agravamento dos casos, o Complexo Hospitalar da Unimed Caxias do Sul deve abrir mais 10 leitos de UTI na próxima quarta-feira (17). A instituição já fez a aquisição de equipamentos, como respiradores, para ampliar o atendimento na terapia intensiva.
“A grande quantidade de pacientes internados que descompensou de ontem pra hoje fez com que tivéssemos que antecipar a UTI 8 dentro da sala de observação da pediatria. Então o Pronto Atendimento da Pediatria, parte dele, foi tomado para essa instalação da UTI que, em poucas horas aberta, já teve sete pacientes entubados nesse cenário. Está muito difícil mantermos a situação sem pacientes esperando por leito de UTI. Estamos nos desdobrando pra que esses pacientes não fiquem na emergência e tenham cuidados de UTI, mas a velocidade que os pacientes estão entrando no hospital e a velocidade com que estão se agravando dentro do hospital é superior à nossa capacidade de atendimento”, destacou o diretor técnico do Complexo Hospitalar Unimed Caxias do Sul, Vinícius Lain.
Ele também afirmou que, até este sábado (13), 132 pacientes internados no hospital estavam com coronavírus. Já os pacientes não covid serão transferidos, na próxima semana, para uma enfermaria instalada no Centro Cirúrgico do Bloco B, onde ocorrem as cirurgias de urgência e emergência. As cirurgias eletivas (sem urgência) estão suspensas.
Durante entrevista à Tua Rádio São Francisco, Lain também falou sobre a situação dos profissionais que atuam no hospital e que lidam com a sobrecarga de trabalho e emocional diariamente. Ele ainda destacou a necessidade de que toda a população redobre os cuidados e prevenção da doença diante de um sistema de saúde que está no limite.
Ouça no link acima da foto.
Comentários