Moradores de Santa Lúcia do Piaí alertam para infestação de borrachudos, em Caxias
Vigilância Ambiental admite que problema é generalizado pelo interior do município
A comunidade de Santa Lúcia do Piaí, no interior de Caxias do Sul, está em alerta pela grande população de mosquitos borrachudos na localidade. O problema teria começado em novembro, com a chegada do calor. O técnico agropecuário Eugênio Gorski, que trabalha e reside em Santa Lúcia, procurou a reportagem da Rádio São Francisco para relatar a situação incômdo. Ele confessa nunca ter visto uma quantidade tão grande dos insetos quanto nas últimas semanas. (Acompanhe em áudio)
O técnico agropecuário relata que agricultores da localidade já estiveram reunidos com membros da vigilância ambiental, mas, até agora, não tiveram nenhum retorno ou orientação de como proceder com a infestação.
Procurado pela reportagem, o coordenador da vigilância ambiental do município, Julinho Santini, salientou que a infestação de borrachudos não é um problema isolado, mas que está espalhada em todas as comunidades do interior de Caxias. De acordo com ele, as condições climáticas de excesso de chuva e calor facilitam a reprodução do mosquito. Santani destaca que uma equipe de nove agentes está trabalhando no monitoramento e no combate ao borrachudo. (Acompanhe em áudio)
O borrachudo é uma espécie que se alimenta de sangue, podendo causar incômodo, irritação e até manchas na pele. As autoridades sanitárias tranquilizam a população e garantem que esse mosquito não transmite doenças graves. A vigilância ambiental pode ser contatada no número (54) 3202-1438 ou (54) 3901-2503.
Acompanhe na sequência as sonoras do técnico agropecuário Eugênio Gorski e do coordenador da vigilância ambiental do município, Julinho Santini.
Comentários