Caxias pode ter falta da vacina pentavalente nos próximos dias
Motivo é o recolhimento de lote por parte do Ministério da Saúde
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que poderá haver falta da vacina pentavalente no Município nos próximos dias. O motivo é a suspensão temporária da aplicação de um dos lotes do imunizante.
O Ministério da Saúde orientou todos os municípios a recolherem o lote 220105620A, em função do aumento de notificações de reações à vacina relacionadas a esse lote específico.
Segundo o Ministério, essa orientação de suspensão é uma medida preventiva, enquanto são realizadas novas avaliações no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). Todas as vacinas administradas no país passam por análise desse órgão antes de serem disponibilizadas aos Estados e Municípios.
Cabe salientar que as reações notificadas são raras (em torno de menos de 0,1%, segundo o Ministério). O Ministério da Saúde também esclareceu que as doses do lote recolhido já aplicadas são válidas, portanto, não é necessária a revacinação.
O Município ainda dispõe de doses da vacina pentavalente de outros lotes e aguarda o recebimento de novas remessas. A vacina pentavalente faz parte do calendário vacinal da criança e deve ser administrada aos dois, quatro e seis meses de idade.
Comentários