Caxias do Sul faz busca ativa de público com segunda e terceira doses atrasadas da Covid-19
Baixar ÁudioCidade ainda não chegou a taxa ideal de 90% de vacinados
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza a busca ativa das pessoas que não tomaram a segunda e terceira doses das vacinas contra a Covid-19, em Caxias do Sul. A ação é efetuada pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Vacinadoras (UBVs), que procuram as 23 mil pessoas que necessitam da segunda dose e das 25 mil que precisam da terceira dose.
Por meio de uma lista fornecida pela Secretaria Estadual da Saúde, as equipes realizam o rastreio do público que falta receber o imunizante. A diretora do setor da Atenção Primária em Saúde do Município, Vanusa Perini, explica que as equipes das UBSs e UBVs tentam entrar em contato com este público-alvo, a fim de alertar sobre as doses faltantes. Uma grande parte é pessoas que vieram de outros municípios e realizaram a primeira dose em Caxias, o que impacta no percentual de vacinados contra o coronavírus. A cidade possui 77% com uma dose do imunizante, 66% com a segunda dose e apenas 10% com o reforço (3ª dose). O número é considerado baixo pela SMS. Ela ainda relata que essa busca ativa é sempre realizada para completar o esquema vacinal que consta no calendário de vacinação.
Na última atualização feita pelo Governo do Estado, em novembro, 236 municípios gaúchos atingiram os 90% da população imunizada contra a Covid-19, seja com as duas doses ou a dose única. Como Caxias não atingiu este percentual, a pasta da Saúde pede que as pessoas fiquem atentas à sua carteira de vacinação e procure os pontos onde há doses disponíveis, pois nem sempre a secretaria consegue contato com os usuários, em função de números de telefones desatualizados ou inexistentes. O Município relembra que quem se vacinou com Coronavac/ Butantan tem intervalo de 21 dias entre primeira e segunda dose; já quem recebeu Pfizer/ BioNTech ou AstraZeneca/ Oxford, faz a segunda aplicação oito semanas após a primeira. A terceira dose (reforço) está liberada para toda a população de 18 anos ou mais que fez a segunda dose de qualquer imunizante há cinco meses ou mais e também para quem tem imunossupressão e recebeu a segunda injeção há 28 dias.
Devido à baixa taxa de vacinação, Caxias também possui duas ações para aumentar o número de pessoas imunizadas: o vacimóvel e um ponto na Praça Dante Alighieri. Vanusa afirma que a adesão está sendo bastante boa nas iniciativas elaboradas pela SMS.
Comentários