Prefeitura altera protocolos aos do Estado para a prevenção da covid-19
Gabinete de Crise de Caxias do Sul acompanhou medidas propostas pela Amesne.
O assunto foi tratado em reunião na manhã desta quarta-feira (11), o Gabinete de Crise da Prefeitura de Caxias do Sul decidiu ampliar as flexibilizações de prevenção e combate ao coronavírus, alinhando os protocolos sanitários aos recentemente anunciados pelo governo do Estado e aprovados pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). O novo protocolo regional está publicado neste LINK.
Os integrantes também reforçaram a necessidade de a comunidade seguir adotando os cuidados básicos, mas obrigatórios, como uso de máscara, manutenção do distanciamento, evitar aglomerações e higienização sistemática das mãos com água e sabão ou álcool em gel. Esta recomendação decorre da suspeita de a variante Delta do coronavírus já estar em circulação no município.
O apelo é para que todos já contemplados nas faixas etárias façam a imunização o mais rápido possível, tanto a primeira quanto a segunda dose, para prevenir a circulação da variante Delta. Uma ação específica será feita pelas redes sociais do Município e da Secretaria Municipal da Saúde para conscientizar o público mais jovem. Desde o início da semana, a imunização foi ampliada para público inferior aos 30 anos. Em relação às escolas da rede pública municipal, a Secretaria da Educação aguarda publicação, nesta quinta (12), de novos protocolos pela Secretaria da Saúde do Estado.
Principais mudanças
Transporte coletivo
Ampliação da lotação máxima de passageiros de 75% para 90% da capacidade total do veículo.
Transporte rodoviário
Lotação máxima de passageiros equivalente a 100% da capacidade total do veículo.
Formação de condutores
Em atividades em sala de aula, é fixado o distanciamento físico mínimo de um metro entre pessoas em ambientes fechados, desde que mantida a ventilação cruzada.
Atividades físicas
Liberação de vestiários e áreas pré e pós-atividades em academias, clubes, centros de treinamento, piscinas, quadras e similares. Segue vedada a utilização de áreas comuns não relacionadas à prática de atividades físicas, como churrasqueiras, bares e lounges, dentre outros espaços.
Ensino de esportes, dança e artes cênicas
Em atividades em sala de aula, é fixado o distanciamento físico mínimo de um metro entre pessoas em ambientes fechados, desde que mantida a ventilação cruzada.
Comentários