Prefeitura de Caxias lança força-tarefa contra o mosquito Aedes Aegypti
Em Caxias do Sul, foram encontrados 51 focos do Aedes Aegypti em 2015 e dois em 2016
Na manhã desta segunda-feira, 11, foi realizada uma reunião no Salão Nobre do Centro Administrativo, para criar uma força-tarefa de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika vírus e febre Chikungunya.
O encontro reuniu secretarias, autarquias, 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, lideranças comunitárias e empresariais, órgãos representativos da sociedade como sindicatos, hospitais, planos de saúdes, igrejas, UAB, empresas, escolas, faculdades, conselhos municipais, associações e demais entidades ligadas à saúde. (Acompanhe em áudio)
Conforme o Prefeito Alceu Barbosa Velho, a reunião é para mobilizar as forças da comunidade caxiense para combater o mosquito vetor das três doenças que assolam o país.
A secretária da Saúde, Dilma Tessari, detalhou os sintomas da Dengue, do Zika vírus e da febre Chikungunya e ressaltou a gravidade da situação. Dilma também propôs a criação de quatro grupos de trabalho para definir as ações a serem executadas. Confira:
Grupo 1 – Apoiadores
Para suporte legal, supervisão técnica e infraestrutura (equipamentos). Formado pelo Ministério da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde, 5º Coordenadoria Regional da Saúde, Câmara de Vereadores, Defensoria Pública, Ministério Público Estadual e Federal, promotores de Justiça e Procuradoria-Geral do Município.
Grupo 2 – Capacitadores
Capacitações fornecidas pela Secretaria Municipal da Saúde para a questão ambiental ou assistencial. Formado pela Secretaria Municipal da Educação/4ª Coordenadoria Regional da Educação, universidades, hospitais e Secretaria Municipal da Saúde.
Grupo 3 – Multiplicadores
Instrumentalizar as entidades para passar informações à população e aos seus segmentos, com capacitações fornecidas pela Secretaria Municipal da Saúde. Formado pela imprensa, secretarias municipais, Câmara de Vereadores – Comissão de Saúde, conselhos municipais, associações e conselhos profissionais, sindicatos, entidades empresariais, UAB, igrejas, pastorais, planos de saúde e movimentos sociais.
Grupos 4 – Executores de Ações de Combate ao Aedes Aegypti
Eliminar criadouros e orientar a população, com capacitações fornecidas pela Secretaria Municipal da Saúde. Formado pelo Exército, Brigada Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Escoteiros/Bandeirantes, Defesa Civil, Cruz Vermelha, CODECA, SAMAE e fiscalizações das secretarias municipais.
Em Caxias do Sul, foram encontrados 51 focos do Aedes Aegypti em 2015 em diversos bairros do Município e em 2016 foram encontrados dois focos, um no bairro Pioneiro e outro no Cidade Nova.
Comentários