Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Vacina contra o rotavírus está em falta em todo o país

por Ivan Sgarabotto

Anvisa suspendeu todos os lotes do estoque nacional devido a problemas nas embalagens

Foto: Agência Brasil

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul informa que a vacina contra o rotavírus, que é aplicada em duas doses em bebês menores de um ano, está em falta. Problemas nas embalagens, durante o processo de fabricação, resultaram no vazamento do produto e levaram a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a suspender todos os lotes do estoque nacional, provocando a falta da vacina em todo o país. Conforme a nota técnica do Ministério da Saúde (Nota Informativa nº 17-SEI/2017-CGPNI/DEVIT/SVS/MS), não há prazo para regularização do estoque.

Segundo o Calendário Nacional de Vacinação, a primeira dose da imunização contra o rotavírus deve ser aplicada nos bebês a partir de 1 mês e 15 dias até, no máximo, 3 meses e 15 dias. A segunda dose pode ser administrada a partir de 3 meses e 15 dias até 7 meses e 29 dias, mantendo-se intervalo mínimo de 30 dias entre a primeira e a segunda doses. Passado o prazo da criança receber a primeira dose, ela não poderá iniciar o esquema vacinal contra o rotavírus e, portanto, não poderá receber a segunda dose.

A rede privada de saúde oferece uma vacina contra o rotavírus, mas de composição diferente da ofertada pela rede pública. Ela protege contra cinco tipos de rotavírus e é aplicada em três doses. A vacina do Sistema Único de Saúde é monovalente, ou seja, protege contra o mais frequente tipo de rotavírus e é feita em duas doses.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais