Hospital Pompéia inaugura ampliação do Instituto do Câncer
Instituição vai ofertar atendimento de excelência aos pacientes com essa doença
Foto: Divulgação
Referência na Serra Gaúcha em atendimento a pacientes da rede pública e privada, o Instituto do Câncer do Hospital Pompéia (INCAN ), inaugura nesta sexta-feira, dia 9 de junho, às 10 horas, a ampliação de sua infraestrutura de atendimento. O objetivo desse serviço é ofertar um atendimento de excelência, proporcionando melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes. Para isso, conta com uma infraestrutura completa para atender pacientes com câncer.
Há quase dez anos, o INCAN presta um atendimento mais humanizado a pacientes com câncer, proporcionando uma melhora significativa na qualidade de vida dessas pessoas. A equipe é formada por profissionais de diferentes áreas. Dentre os serviços oferecidos estão o diagnóstico, consultas, quimioterapia, cirurgias, tratamentos, biópsias e pesquisas clínicas.
Em paralelo ao atendimento de excelência, o INCAN tem a prevenção da doença como um objetivo presente em seu cotidiano. O trabalho de prevenção acontece por meio de ações sistemáticas de informação e orientação para a comunidade, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, realizados anualmente, e o projeto A vida sem o fumo, que aconteceu ao longo de 2016, com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre os danos que o tabagismo causa à saúde a curto e longos prazos.
O custo total da obra foi de R$ 155 mil, arrecadados por meio de uma campanha de solidariedade lançada pelo próprio instituto em 7 dezembro de 2016. Ampliado em 50m2, o INCAN conta agora com uma nova recepção de 30,60m2 com bebedouro, ar condicionado e capacidade para 51 pessoas, sanitário acessível de 3,15m2, três consultórios de 8,40m2 equipados com pia de lavagem de mãos, maca, ar condicionado e mesa para atendimentos, uma sala para os prontuários dos pacientes com 11,80m2, além de melhorias no piso, forro e esquadrias.
As instalações oferecem elevador de acesso exclusivo, sala de espera, consultórios, sala de aplicação de quimioterápicos de curta duração com 12 poltronas, dois leitos para aplicações de longa duração, posto de enfermagem e área de preparação de quimioterápicos. A disponibilidade de todos os recursos em um mesmo espaço do hospital garante conforto e comodidade aos pacientes que buscam o serviço.
Além das instalações próprias, o INCAN tem a retaguarda de toda a estrutura física e de pessoal do Hospital Pompéia, com unidades de terapia intensiva e um completo Instituto de Diagnósticos (INDIP) que disponibiliza, entre outros, o PET/CT, o mais moderno aparelho para diagnóstico por imagem da medicina atual. O PET permite a detecção de tumores no estágio mais inicial e na oncologia é aplicado também no atendimento, prognóstico de quimioterapia, controle de terapia, recorrência e planejamento de radioterapia.
Comentários