Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Eleições 2020: Cartório Eleitoral de Caxias pede o uso do aplicativo e-Título para evitar aglomerações no pleito

por Daniel Lucas Rodrigues

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (06/11), órgão repassou as medidas sanitárias para o dia da eleição

Foto: Divulgação/Rodrigo Fischer

O Cartório Eleitoral de Caxias do Sul realizou uma coletiva nesta sexta-feira (06/11) para repassar os procedimentos sanitários contra a Covid-19 que serão cuidados no dia do pleito, em 15 de novembro. Devido à pandemia, não terá a biometria e haverá medidas preventivas nas seções eleitorais.

As normativas foram apresentadas pela juíza da 16ª Zona Eleitoral da cidade, Luciana Fedrizzi Rizzon. Ela pede que o cidadão se prepare para a data. Ao sair de casa, use máscara e leve um tubo de álcool em gel para precaução. A utilização do equipamento facial será obrigatória no interior dos espaços. É requerido que cada votante leve sua caneta para assinatura do caderno eleitoral, a fim de evitar contato com os mesários.

A juíza detalha que o eleitor vai encontrar um ambiente seguro nos locais de votação. Terá sinalização no chão demarcando um distanciamento de um metro entre as pessoas e haverá cartazes com instruções sanitárias contra o coronavírus. O mesário vai estar de máscara e com uma face shield personalizada do pleito. Será usada ainda uma fita para distanciar os funcionários.

Neste ano, a tecnologia será essencial em evitar aglomerações e contato físico. Luciana recomenda que o eleitor baixe o e-Título, um aplicativo da Justiça Eleitoral brasileira que está disponível nas lojas virtuais de celular. A ferramenta substitui o Título de Eleitor. Segundo ela, o programa fornece informações a respeito de qual será a sessão eleitoral para votação. Além disso, a justificativa do voto também poderá ser feita na data pelo aplicativo.

Luciane explica que neste pleito algumas sessões foram aglutinadas. O motivo é que o Rio Grande do Sul precisou emprestar algumas urnas eletrônicas a outros estados, em razão de um problema com a licitação para adquirir o equipamento. O eleitor será informado pelo e-Título de sua nova seção ou por um funcionário da Justiça Eleitoral no local.

As eleições municipais 2020 ocorrem no dia 15 de novembro, das 7h às 17h. O horário das 7h às 10h será preferencial para voto dos idosos e das pessoas do grupo de risco. A expectativa é que os resultados no município saiam até às 20h do dia.

Em caso de segundo turno, os cidadãos vão às urnas no dia 29 de novembro. Dados do Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-RS) apresentam que apenas Canoas, Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria terão outro turno.

Clique AQUI e confira a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais