Testagem da população sem sintomas tem novos critérios em Caxias do Sul
A partir de diretrizes do Governo do Estado, pessoas que tiveram contato com positivados para a Covid-19 devem realizar o teste após cinco dias
As diretrizes para a testagem contra a Covid-19 terão mudanças, conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul. Em comunicado emitido na tarde desta quinta-feira (06), a pasta afirmou que os protocolos do projeto Testar RS do Governo do Estado tiveram mudanças definidas em reunião nesta quinta.
A nova orientação é para quem não tem sintomas: essas pessoas devem procurar o sistema de saúde apenas a partir do quinto dia de contato com caso positivo. Até chegar a data de ir fazer o teste, a pessoa sem sintomas, mas que contatou com um caso positivo, precisa usar corretamente a máscara (que segue sendo obrigatória para toda a população), evitar aglomerações, manter o ambiente de trabalho e casas arejadas, com as janelas abertas e higienizar as mãos.
Pessoas que não têm sintomas ou que não tiveram contato com caso positivo devem seguir todas essas mesmas medidas de precaução, mas não acessarão o teste via UBS. Nada muda para pessoas com sintomas gripais, que seguem com a orientação de procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar o teste de covid-19 tão logo apareçam os sinais.
Nesta quinta-feira, as UBSs registraram grande aumento do movimento em função da maior procura por testes. A SMS pede a compreensão da população e lembra que as Unidades realizam, além dos testes, todo o trabalho de rotina, como consultas, coletas de exames, vacinas de todo o calendário vacinal adulto e infantil, curativos e, parte delas, também a vacina contra a covid-19. AS UPAs seguem sendo referência apenas para quadros graves, como falta de ar.
ENTENDA
Quem deve fazer o teste de covid-19
- PESSOAS COM SINTOMAS GRIPAIS
Procurar uma UBS assim que iniciarem os sintomas
- PESSOAS SEM SINTOMAS GRIPAIS QUE TIVERAM CONTATO COM CASO POSITIVO
Fazer o teste a partir do quinto dia após contato com caso positivo
Comentários