Governo do Estado debate novo modelo de distanciamento controlado
Baixar ÁudioReunião, nesta terça-feira, contou com deputados e representantes da Famurs.
Quando anunciou a alteração da classificação das bandeiras no plano de distanciamento controlado, o governador Eduardo Leite comunicou que a atual dinâmica será substituída a partir de 10 de maio. Nesta terça-feira (5), Leite esteve reunido com integrantes do Gabinete de Crise e prefeitos que representam associações regionais da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
Hoje foi apresentado um esboço do novo plano. Pela proposta, o atual modelo de bandeiras, definidas semanalmente nas cores amarela, laranja, vermelha ou preta seria substituído por um sistema de alertas, conforme seja necessário em função do aumento do grau de risco de cada região. A ideia é que o modelo seguiria baseado nas 21 regiões Covid, nas sete macrorregiões e no Estado como um todo.
Na compreensão do governador, o novo modelo propõe uma gestão ainda mais compartilhada para combater a covid-19. A ingerência sobre as regiões só vai ocorrer em casos extremos.
Após a apresentação, deputados e prefeitos tiveram a oportunidade de falar sobre demandas e sugestões, de forma a ampliar o debate sobre o novo sistema. Nos próximos dias, o governo deverá se reunir com outros segmentos da sociedade e, ao término das agendas de diálogo, apresentar o modelo final, baseado nas diretrizes até aqui apresentadas e nas opiniões e sugestões recebidas.
(Acompanhe a reportagem em ouvir notícia)
Comentários