Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Dois focos de mosquito da dengue localizados em Garibaldi

por Grasiela dos Reis

A localização ocorreu nos bairros Centro e Juventude

Foto: Divulgação

Depois de oito meses sem focos do mosquito da dengue, infelizmente dezembro chega com uma notícia nada agradável para a saúde do município, pois dois mosquitos adultos da dengue foram confirmados.

De acordo com a secretária de Saúde, Simone Agostini de Moraes, o Lacen encaminhou o resultado que deu positivo. Um mosquito da dengue foi encontrado em um estabelecimento na área central do município e um foi encontrado em uma residência no bairro Juventude.

As providências já foram tomadas com a realização de uma varredura num raio de 300 metros a partir do foco, mas todo o cuidado é pouco. Conforme Simone, atuam no município seis agentes da dengue que são auxiliados também por 11 agentes comunitários de saúde que destinam 20h do seu trabalho para auxiliar na prevenção.

Durante este ano, foram coletadas 1.767 amostras de larvas e mosquitos que foram enviadas ao Lacen. Até então o resultado vinha sendo negativo, permitindo que a Vigilância Sanitária mantivesse a atual estratégia, mas com o resultado de  dois focos de mosquito adulto, de acordo com Simone, a ideia é de contratar mais agentes da dengue, a partir de janeiro, para atuar no município. 

Mas cada um deve fazer a sua parte, especialmente nas atuais condições meteorológicas,  de chuva e calor, diz a agente Luana Lussani. Ainda conforme Luana, o município mantém vigilância em pontos estratégicos como cemitérios, borracharias e outros com controle mais intenso e permanente, evitando a proliferação do mosquito. Acompanhe a entrevista completa em escute a notícia.

O mosquito da dengue coloca seus ovos onde há água parada. Algumas medidas simples podem ser tomadas para combater o surgimento de focos da doença, como:

Escoar e colocar areia nas bordas dos pratos e vasos de plantas, dentro e fora de casa.
Entregar pneus velhos para os serviços de limpeza urbana, ou mantê-los secos e guardados em locais cobertos.
Guardar garrafas , baldes e vasos de plantas vazios e virados para baixo.
Lavar com bucha e sabão os vasilhames para água de animais domésticos pelo menos uma vez por semana.
Lavar as paredes internas de tonéis e depósitos de água com bucha e sabão e tampar com telas aqueles que não tenham tampas próprias.
Evitar o acumulo de entulho e lixo.
Verificar se as calhas de água da chuva não estão entupidas, removendo folhas e outros materiais que possam impedir o escoamento da água.
Retirar a água acumulada das lajes.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais