Campanha de vacinação contra a gripe entra na última semana buscando ampliar índices de imunização em idosos
Baixar ÁudioEm Caxias do Sul, nos grupos prioritários, apenas 55% do público-alvo procurou os postos de vacinação para se imunizar
Com a meta de vacinar 90% dos idosos contra a influenza, a Campanha de Vacinação contra a Gripe, iniciada em 12 de abril, alcançou 56,4% desse grupo prioritário, proporção que equivale a 1.209.178 idosos do total de 2.143.707 de pessoas acima dos 60 anos no Rio Grande do Sul.
A campanha está prevista para terminar na próxima sexta-feira (9/7), e a Secretaria Estadual da Saúde (SES) aposta na mobilização da sociedade para avançar na imunização desse público, que preocupa especialistas e gestores de saúde por apresentar um sistema imunológico com anticorpos já não tão efetivos.
Até o dia 9 de julho, a Atenção Primária em Saúde, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) deverá estar empenhada em garantir cobertura vacinal para esse público, incluindo os domiciliados, institucionalizados ou com dificuldades de locomoção.
Em Caxias do Sul, nos grupos prioritários, apenas 55% do público-alvo procurou os postos de vacinação para se imunizar. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça que a vacinação pode ser realizada de segunda a sexta-feira até o dia 9 de julho, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com exceção da São Vicente, e também nas Unidades Básicas Vacinadoras (UBVs). No caso de crianças, a aplicação das doses é realizada somente nas UBSs.
Neste ano, a campanha é paralela à campanha de vacinação contra a Covid-19. A orientação é que deve ser respeitado o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação das duas vacinas.
Pessoas que fazem parte de grupos prioritários em que a data das etapas já passaram ainda podem se vacinar contra a influenza.
Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, a diretora da Vigilância em Saúde, Juliana Argenta Calloni, explicou a importância da vacinação contra a gripe. Confira em "Ouvir Notícia".
Comentários