Após dois meses, central telefônica de marcação de consultas registra 5 mil agendamentos em Caxias
Programa Agenda+ UBS começou a funcionar no dia 1º de agosto na cidade
Ao completar dois meses de operação, a nova central de marcação de consultas por telefone e WhatsApp da Prefeitura de Caxias do Sul celebra uma importante conquista: 5 mil consultas já marcadas nas sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que atualmente fazem parte do sistema. Ou seja, são mais de 5 mil pessoas que deixaram de ir para a fila para garantir o atendimento médico, por meio telefônico.
O Agenda+ UBS começou a funcionar no dia 1º de agosto. Além de concentrar os agendamentos, a central qualifica o contato com o usuário, uma vez que realiza toda a conferência do cadastro, necessário para eventual contato posterior e também para a manutenção dos dados do Cartão SUS. Antes de abrir essa central, o Município testou o agendamento on-line, por meio do site, experiência que não se mostrou eficaz.
Os agendamentos pela central são destinados a pacientes de 13 anos de idade ou mais, nos mesmos casos em que esses usuários já procuravam as UBSs para marcar consulta e não para atendimento médico no dia (caso de alguma situação de saúde surgida no dia, como dor de garganta, dor de estômago, mal-estar ou outros). Ou seja, o Agenda+UBS serve para que os pacientes deixem de ir até a UBS enfrentar fila para marcar consulta. O atendimento aos casos clínicos leves para queixas do dia (não urgentes, que são atendidas nas UPAs), segue sendo diretamente nas UBSs, sem agendamento prévio.
Até o momento, sete Unidades fazem parte do Agenda+UBS: Ana Rech, Bela Vista, Cristo Redentor, Cruzeiro, Eldorado, Mariani e Rio Branco. Outras devem ser incluídas gradativamente, até que todas tenham as marcações de consultas concentradas na central. Mais uma UBS contemplada será anunciada nas próximas semanas.
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