Secretaria da Saúde garante que não foram aplicadas vacinas vencidas na população caxiense
Em nota, a pasta afirmou que realizou a conferência dos dados após publicação da reportagem da Folha de S. Paulo que afirmou que municípios brasileiros teriam administrado imunizantes com data expirada
A Secretaria da Saúde (SMS) de Caxias do Sul emitiu uma nota no final da tarde desta sexta-feira (02) informando que o município não aplicou vacinas contra a Covid-19 vencidas.
O esclarecimento foi dirigido à população após publicação da reportagem do jornal Folha de São Paulo que diz que 1.532 municípios brasileiros teriam aplicado doses de AstraZeneca com a validade expirada.
Conforme a pasta, todas as doses aplicadas são registradas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, que é o banco de dados oficial do Ministério da Saúde e local de onde o município extrai o banco de dados dos seus vacinados.
A SMS afirmou que realizou uma pesquisa no sistema em relação aos dois lotes mencionados na reportagem e que, segundo o texto, teriam sido aplicados com atraso até o dia 19 de junho: 4120Z005 (validade 14/04/21) e CTMAV520 (validade 31/05/2021). A pesquisa realizada pela SMS confirmou que nenhuma pessoa recebeu vacina com a data de validade vencida, conforme dados até o dia 23 de junho.
A nota também diz que é realizado um controle rigoroso dos imunizantes recebidos e que as vacinas são conferidas e aplicadas logo após a entrega ao Município. O registro de cada aplicação consta na carteirinha de vacinação da população e, entre os cuidados tomados está o controle da validade, o armazenamento correto e a aplicação das doses dentro do prazo do imunizante, com o objetivo de assegurar a segurança e a eficácia da vacina.
Comentários