Governo do Estado atualiza nota informativa sobre retorno das aulas presenciais
Documento orienta sobre as obrigações em casos de covid, além de regras para evitar contaminações.
Com a chegada do mês de fevereiro, está próximo o início do ano-letivo no Rio Grande do Sul. Portanto, o Governo do Estado atualizou, no final de janeiro, a nota informativa 38 do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), divulgada no dia 23 de novembro de 2021. O documento deixa claro que as normas devem ser adotadas “nas instituições de ensino, escolas agrícolas e nas instituições de ensino com estudantes residentes no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul”.
O documento reforça a importância da educação em saúde, com a etiqueta respiratória, higiene das mãos, orientações sobre o agravo da pandemia e outros pontos. Os pais e responsáveis legais pelos alunos devem ser orientados a não levar crianças doentes para a escola, assim como crianças que residam com pessoas com problemas respiratórios, e comunicar à escola o afastamento de aluno com exame que indique a contaminação por coronavírus.
Na educação infantil, caso uma criança esteja contaminada com o vírus, a escola deve suspender as aulas da turma por um período de 10 dias. No ensino fundamental e médio, a orientação de afastamento, também por 10 dias, é para quem teve contato próximo sem uso de máscara.
Os professores e funcionários precisam usar máscara, de maneira adequada, durante todo o expediente. Além disso, as escolas devem oferecer máscaras para que a troca seja realizada periodicamente. Caso um profissional se contamine, o afastamento será de sete dias para aqueles que estão com as vacinas em dia. Quem não se imunizou, ou está com alguma dose pendente, a quarentena será de 10 dias.
O documento na íntegra você encontra AQUI.
Comentários