Hospital Virvi Ramos assume no lugar do Pompéia atendimento de maternidade via SUS, em Caxias
Serviço está sendo prestado definitivamente pela instituição a partir desta segunda-feira (01/07)
A Prefeitura de Caxias do Sul iniciou nesta segunda-feira (01/07) os atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS) de maternidade no Hospital Virvi Ramos, responsável pelo serviço sob gestão do Executivo. O atendimento era realizado pelo Hospital Pompeia até o último domingo (30/06), mas, devido a situação financeira da instituição, o contrato não foi renovado.
A estrutura para funcionamento é transitória e está pronta para operar até que a nova ala, que será a definitiva, esteja concluída. O espaço inicia as operações em lugar diferente do previsto inicialmente, uma vez que a calamidade climática ocorrida no Rio Grande do Sul impediu o repasse dos recursos estaduais previstos e necessários para concluir o espaço definitivo. O hospital oferta o acolhimento com consulta obstétrica e de emergência, além de uma UTI Neonatal, que não havia mais no Pompeia.
O valor despendido para o funcionamento dessa maternidade provisória foi de aproximadamente R$ 4,5 milhões. O montante faz parte de uma emenda parlamentar do deputado federal Maurício Marcon, destinado, em um primeiro momento, para a compra de equipamentos hospitalares. A realocação da verba foi aprovada na Câmara de Vereadores e ocorreu a pedido da Prefeitura de Caxias, a fim de viabilizar a abertura da maternidade. A quantia foi utilizada para compra dos equipamentos da ala no Virvi Ramos, pois os materiais eram insuficientes e estavam tecnologicamente defasados.
Agora, o Executivo municipal espera a liberação de R$ 8,1 milhões pelo Governo do Estado, para concluir o trabalho da ala definitiva. A expectativa é que até o final de julho o recurso seja liberado.
Comentários