Caxias do Sul estima aumento no número de casos de dengue importada com o fim das férias
O segundo caso confirmado de dengue em Caxias do Sul em 2016 é de um morador do bairro Planalto que foi atendimento no Pronto Atendimento 24h no dia 2 de janeiro. O paciente teria sido picado pela fêmea do mosquito Aedes Aegypti na praia da Pinheira, em Palhoça (SC). De acordo com a médica veterinária da Vigilância Ambiental de Caxias do Sul, Delvair Zortéa da Silva, a cidade aguarda o resultado do exame de outros cinco casos suspeitos. Há expectativa de aumento no número de casos após as férias.
Conforme Delvair, a única forma de evitar a transmissão é combatendo a procriação do mosquito, por isso ela pede para que mesmo aqueles que não têm condições de receber o agente, façam a sua parte.
Quando notificado um caso suspeito, a Vigilância Ambiental realiza um trabalho de vistoria nos locais próximos de onde mora o paciente contaminado. Após a confirmação do diagnóstico, será realizado um tratamento com dedetizador. Os agentes de endemias avisam previamente os domicílios onde será feito o tratamento com dedetizador. Além do caso de contaminação a Vigilância identificou o quinto foco do mosquito somente neste ano em uma armadilha no bairro Pioneiro.
Comentários