Como os Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul se preparam para o XXV Capítulo Provincial
Entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, em Vila Flores/RS acontecerá o XXV Capítulo Provincial dos Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul
Entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, em Vila Flores/RS acontecerá o XXV Capítulo Provincial dos Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, entretanto esta atividade já começou a ser preparada e construída faz meses. O Capítulo Provincial é realizado a cada três anos, e durante a metade do triênio são realizados relatórios e encontros onde os frades se reúnem para avaliação de como estão os andamentos dos projetos e a caminhada da Província.
Cabe destacar que no início de cada ano que tem Capítulo, acontece a Assembleia Pré- Capitular onde é realizada a abertura oficial do ano capitular com a presença de todos os frades, neste ano aconteceu no mês de fevereiro em Vila Flores tendo como tema: “Fratelli Tutti; identidade, pertença e missão” sendo coordenada e conduzida pelo Conselho Provincial. Nestes dias, os frades avaliaram toda a caminhada da Província nos últimos anos e cada fraternidade e Secretariado apresentaram o relatório de suas atividades, após os freis foram convidados a refletirem sobre os indicadores para a caminhada provincial a partir de quatro temas: Missão, formação, estruturas e colaboração.
Cada grupo refletiu e apontou quais compromissos e projetos são fundamentais e necessários para o planejamento da província e também sugestões para o Capítulo Provincial. Ao final foi organizado o relatório com todas as sugestões que foram entregues à equipe capitular eleita.
A partir deste encontro e com os resultados apresentados, foi escolhida a equipe que é responsável por construir o XXV Capítulo Provincial, que além do cronograma em preparação ao Capítulo Provincial, se dedica na organização da estrutura e metodologia que orienta o trabalho nas Fraternidades na elaboração para os projetos capitulares e é composta pelos freis: Daison Fermino de Sá; Álvaro Mores, Doraci Tártari, Laércio Duminelli da Luz e Vandrigo Zacchi.
Esta equipe esteve reunida por diversas vezes e desde então elaborou o cronograma em preparação ao Capítulo que consiste em dinamizar e sistematizar todas as propostas e projetos que são apresentados pelas fraternidades. Isso já está ocorrendo na Província, através das fraternidades. Cada fraternidade se reuniu ao menos duas vezes para elaborarem projetos e atividades para o próximo triênio, em um processo de construção coletiva, onde todos os projetos são encaminhados e compartilhados entre todos os freis para sugestões.
E esse movimento de participação é importante porque como traduzem as Constituições da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (nº. 117) “Nossa fraternidade é conduzida pelo Espírito Santo, é como um organismo no Corpo Místico de Cristo, e se caracteriza como comunhão de pessoas consagradas que, no seguimento do Mestre, procuram juntas cumprir a vontade do Pai e contribuem, com diversos compromissos e serviços, para edificar a Igreja na caridade, por isso os Capítulos, são a expressão da unidade espiritual e visível da Ordem, alimentam o vínculo da comunhão entre os frades. Exerce, a autoridade recebida de Deus mediante o ministério da Igreja em espírito de serviço e com solicitude pastoral, de acordo com o direito universal e as Constituições”.
Nesse sentido, é muito importante o Capítulo Provincial, para que a Província possa expressar e desenvolver a vitalidade do carisma, por um eficaz testemunho apostólico e para a utilidade da vida na Ordem (Constituições nº 118).
Por se tratar de um evento de grande importância, para reavivar o carisma e a nossa missão é que exige toda essa organização, planejamento e participação dos frades. Por isso, durante todo o ano se busca construir juntos o caminho que levará ao XXV Capítulo Provincial, que terá a missão de escolher os projetos e a nova Coordenação da Província Sagrado Coração de Jesus. Este é um pouco do itinerário que antecede o Capítulo. Na próxima matéria do Capítulo apresentaremos qual é a função da equipe capitular e o que já foi realizado até agora.
Comentários