Diocese de Caxias do Sul inicia preparação para o Jubileu de 2025 com procissão e missa neste domingo (29)
O início da celebração será às 18h, na Igreja São Pelegrino, seguida de peregrinação até a Catedral Diocesana
A Diocese de Caxias do Sul se prepara para o Jubileu de 2025, um Ano Santo que celebra os 2025 anos do nascimento de Jesus. Com o tema “Peregrinos da Esperança”, o Jubileu teve início em Roma no dia 24 de dezembro, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro. Nas dioceses de todo o mundo, o Santo Padre determinou que a abertura acontecesse no dia 29 de dezembro, festa da Sagrada Família, por meio de uma peregrinação simbólica de uma igreja até a catedral.
Na Diocese de Caxias do Sul, a abertura será no domingo, 29 de dezembro, às 18h, na Paróquia São Pelegrino, onde o bispo diocesano, Dom José Gislon, dará início ao rito de abertura. Após a cerimônia, todos seguirão em peregrinação até a Catedral de Santa Teresa D’Ávila, onde, na porta, será feita a saudação à cruz e a entrada solene da comunidade na Igreja-Mãe da Diocese. Para essa celebração, não haverá Missas nas demais igrejas da cidade no período da tarde, incentivando a participação de toda a comunidade no centro da cidade.
Dom José Gislon convidou os fiéis a participarem deste momento único: "No dia 29, somos convidados a darmos esse sinal tão bonito de Igreja Diocesana, acolhendo o convite do Papa Francisco e fazendo nossa caminhada jubilar. É uma oportunidade que Deus nos oferece, e precisamos saber acolher", afirmou. Durante o Jubileu, uma cruz histórica de 1892, trazida pelos padres palotinos, ficará em destaque no presbitério da Catedral, conforme solicitado pela bula papal.
A celebração será transmitida ao vivo pela Rádio Miriam Caravaggio 95.7 FM e pelo Facebook da Diocese, com a transmissão dividida em duas partes: a saída da Paróquia São Pelegrino até a Catedral e a continuidade do rito dentro da Catedral.
O Jubileu de 2025 concede aos fiéis a graça da indulgência plenária, perdão das penas temporais dos pecados confessados, que pode ser aplicada também às almas do Purgatório. Para obter a graça, os fiéis podem realizar peregrinações aos locais sagrados indicados pelo bispo, sendo que, na Diocese de Caxias do Sul, sete igrejas foram escolhidas como locais de peregrinação.
O Jubileu será celebrado ao longo do ano de 2025 com diversas atividades, envolvendo grupos de ministros, catequistas, e outros fiéis em todas as regiões pastorais da Diocese, que serão:
1 – Catedral Diocesana de Caxias do Sul
2 – Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha
3 – Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Bento Gonçalves
4 – Igreja Matriz São João Batista e Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Nova Prata
5 – Igreja Matriz da Paróquia São João Batista, de Dalto Filho, município de Imigrante, região pastoral de Garibaldi
6 – Igreja Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, município de Antônio Prado, região pastoral de Flores da Cunha
7 – Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Paula, município e região pastoral de São Francisco de Paula
Cada uma dessas igrejas estará identificada com um banner e uma vela do Jubileu, sinal visível de Cristo, luz do mundo, esperança nossa.
Com essa motivação, o Papa Francisco quer convidar a Igreja e a humanidade inteira a um tempo especial numa uma grande jornada de fé e esperança, após tempos desafiadores como a pandemia e, porque não dizer em nossa realidade, com as catástrofes ambientais. O Santo Padre também pede um cessar fogo nas guerras e a superação dos conflitos.
Dom José Gislon organizou uma série de vídeos sobre o Jubileu
O bispo de Caxias do Sul, Dom José Gislon, gravou uma série de três breves vídeos contextualizando a história dos jubileus, a organização diocesana para celebrar o Ano Santo e a graça da indulgência plenária. Os vídeos estão no canal da Diocese de Caxias do Sul no YouTube e podem ser acessados em:
- Dom José Gislon sobre o Jubileu de 2025 | Vídeo 1 - O que é um Jubileu?: https://youtu.be/zVxRIhffO60
- Dom José Gislon sobre o Jubileu de 2025 | Vídeo 2 - Como viver o Jubileu?: https://youtu.be/WKbHu_ii6xY
- Dom José Gislon sobre o Jubileu de 2025 | Vídeo 3 - A graça do perdão e da indulgência: https://youtu.be/LJxl02ySrZw
Comentários