Festa de Santa Catarina deve movimentar bairro caxiense
Celebração terá visita da imagem de Santa Catarina e da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida
A Paróquia Santa Catarina irá celebrar a festa de sua Padroeira, neste final de semana, de 25 a 27 de novembro. Com o lema: “Somos comunidade que vive a misericórdia e a paz”, a programação teve início na sexta-feira, 11 de novembro e seguiu até a noite de segunda-feira 21, com a visita da imagem de Santa Catarina e da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida.
Celebrando os 300 anos do encontro da imagem de Aparecida no Rio Paraíba do Sul, a Diocese de Caxias do Sul recebe, desde julho de 2015, a peregrinação de uma imagem fac-símile que fora doada pelo Santuário Nacional. A visita aconteceu nas dez comunidades que compõe a Paróquia e a Imagem permanece na matriz até o domingo, 27 de novembro.
Na quinta 24, às 8h, um grupo de voluntárias irá confeccionar os agnolinis para o almoço de confraternização, no Salão Paroquial. Já na sexta-feira, 25 de novembro, dia em que a Igreja recorda a memória de Santa Catarina de Alexandria, a igreja matriz estará aberta a partir das 9h.
A programação do dia de Santa Catarina terá celebração, com a participação dos alunos da Escola Santa Catarina e bênção da saúde, às 16h. No mesmo dia, às 20h, haverá Missa no Salão Paroquial com a presença dos padroeiros e lideranças das comunidades. A celebração será presidida pelo padre Elton Marcelo Aristides, ordenado no último dia 13.
O ponto alto das celebrações será no domingo 27. Às 10h, será celebrada Missa festiva, seguida de procissão motorizada e a pé e bênção aos veículos. A carreata terá à frente a Banda Marcial da Escola Estadual Santa Catarina. Ao meio-dia, no Salão Paroquial, será servido o almoço de confraternização. Os ingressos, ao valor de R$ 45, trazem como cardápio sopa de agnolini, carne lessa, pien, risoto, maionese, saladas, galeto, churrasco, carne de porco, pão, vinho, refrigerante e café com biscoito.
Ainda no domingo, às 19h, a Missa será presidida por Dom Alessandro Ruffinoni. A celebração dará início à visita pastoral do bispo à Paróquia. O pároco, padre Renato Ariotti, lembra que a festa de Santa Catarina, antigamente, envolvia a cidade toda. Por isso, convida os caxienses a celebrarem a devoção à Santa Catarina e visitar a Imagem de Aparecida.
A Paróquia Santa Catarina foi criada em 25 de março de 1954, por Dom Benedito Zorzi. A escolha da Santa de Alexandria como padroeira se deve ao fato de que, nos primórdios do bairro, havia moinhos, lanifícios e outras empresas de grande porte instaladas na localidade. Trabalhavam, sobretudo, com rodas e engrenagens. A devoção à mártir era muito popular na Itália e em diversos países europeus.
O ano de 2016 também foi significativo em relação à igreja, que data de 1930. O templo passou por uma reforma geral, com a pintura interna, iluminação e restauro completo dos móveis do altar. Ele foi construído em substituição ao pequeno oratório de madeira que reunia os fiéis. Sua inauguração aconteceu em 21 de julho de 1930.
Confira a programação da Festa em honra a Santa Catarina e visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida
25 de novembro – sexta-feira
A partir das 09h, a igreja Santa Catarina estará aberta
16h – Missa com a presença dos alunos da Escola Santa Catarina e bênção da saúde
20h – Missa com a presença dos padroeiros e lideranças das comunidades, no Salão Paroquial. A celebração será presidida pelo padre Elton Aristides
27 de novembro – domingo
10h – Missa Festiva seguida de procissão motorizada e a pé
12h15 – Almoço de confraternização
19h – Missa presidida por dom Alessandro Ruffinoni pelo início de sua visita pastoral
Comentários