Especialista em Direito Canônico afirma que bispos católicos devem tornar tribunais eclesiásticos mais acessíveis
Linha segue solicitação estabelecidada pelo Papa Francisco
Foto: Regional Sul 3/CNBB
A reforma do processo canônico para as causas de nulidade matrimonial, tem sido tema de diversos encontros programados pela CNBB e tratados pelo episcopado brasileiro. As mudanças foram apresentadas pelo Papa Francisco, nas cartas apostólicas em forma de Motu Proprio para o Código de Direito Canônico da Igreja.
Durante os dias 19 e 20 deste mês, foi a vez do Regional Sul 3 da CNBB promover em Porto Alegre um encontro com setenta pessoas entre bispos gaúchos, responsáveis pelos Tribunais Eclesiásticos e leigos envolvidos nos processos de nulidade.
Para falar sobre o assunto esteve na capital gaúcha, o especialista em Direito Canônico e bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Sérgio de Deus Borges. Ele conversou com a reportagem da RedeSul de Rádio e falou sobre a alteração do Papa Francisco que corresponde, segundo Dom Sérgio, ao atual contexto vivido pela igreja nessa área. (Acompanhe em áudio)
Para o especialista em Direito Canônico dar ainda mais poder ao Bispo da Arquidiocese ou Diocese transmite a confiança que o Papa Francisco tem nos mecanismos da Igreja, no sentido de ajudar o homem e a mulher no sentido de entender uma nova realidade social e adequando-se aos novos tempos.
Na visão de Dom Sérgio, é preciso reconhecer alguns aspectos importantes quando o assunto está ligado ao processo canônico para as causas de nulidade matrimonial.
Comentários