Scalabrinianos empossam direção regional
Foto: Divulgação/CR
No dia 8 de setembro tomou posse a nova Direção Regional dos Missionários de São Carlos Borromeo – Scalabrinianos para a Região Sul-americana Nossa Senhora Mãe dos Migrantes que tem como sede a cidade de Porto Alegre (RS).
Assumiram, para o mandato de três anos, os seguintes religiosos: padres Agenor Sbaraini, superior regional; Alexandre Biolchi, vigário regional e 1º conselheiro; Evandro Cavalli (2º), Alcides Salinas (3º), Flavio Lauria (4º), Alceu Bernardi (5º) e José Edvaldo Pereira da Silva (6º).
A Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes foi criada em 2013 com a união das três antigas províncias sul-americanas: São Pedro, São Paulo e São José. Compreende os países do Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil. No Brasil os scalabrinianos, também conhecidos por padres carlistas, atuam nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas e Distrito Federal. Fazem parte da Região atualmente 168 sacerdotes, 1 irmão, 25 religiosos estudantes e cerca de 80 seminaristas.
O carisma da congregação é à atenção aos migrantes, especialmente aqueles que necessitam de um atendimento pastoral específico. Os scalabrinianos servem os migrantes em âmbito espiritual e social em mais de 30 países, nos cinco continentes, oferecendo casas de acolhida, centros para marítimos, centros de estudos e de pesquisas, atuam nos meios de comunicação, em comissões episcopais ou diocesanas para as migrações, em organizações civis, pregações de missões volantes, ensino, animação de paróquias multiétnicas e de missões étnicas, além da animação vocacional e nas casas de formação de novos missionários.
Comentários