Semana Santa de Vila Flores terá as tradicionais Via Sacra encenada e Procissão Dei Ciaretti
Eventos acontecem na Sexta-Feira Santa
A programação oficial da Semana Santa de Vila Flores iniciou no domingo, 20 de março, com missa e bênção dos Ramos. Os devotos trouxeram para as celebrações os ramos verdes, que foram bentos durante a celebração. Na missa recordaram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Como naquela época, o povo aclamou Jesus com pequenos ramos de árvores. Os ramos lembram nosso batismo
Esses ramos significam a vitória: “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”. Os ramos santos nos fazem lembrar que somos batizados, filhos de Deus, membros de Cristo, participantes da Igreja, defensores da fé católica, especialmente nestes tempos difíceis em que esta é desvalorizada e espezinhada.
Os ramos sagrados que levamos para nossas casas, após a Missa, lembram-nos de que estamos unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado, um caminho em direção ao Calvário, mas que chegará à Ressurreição.
A programação seguirá nesta quinta-feira, 24, com as seguintes atividades:
Dia 24/03/2016 – Quinta-Feira Santa
19h30min – Missa de Lava Pés, Ceia do Senhor, Adoração e Confissões na Igreja Matriz
19h30min – Celebração e Adoração nas capelas
Dia 25/03/2016 – Sexta-feira Santa
9h – Via Sacra encenada: Comunidade Nossa Senhora Aparecida/Campinho. Neste ano, as 14 estações ganharam capitéis, locais onde abrigará permanentemente as cenas do trajeto que Jesus Cristo fez até chegar ao Monte Calvário. As encenações que, são feitas por moradores daquela comunidade, iniciam nas proximidades da ponte e seguem até a sede da capela, culminando com o beijo no Cristo Morto.
15h - Celebração na Igreja Matriz
19h30min – Procissão Dei Ciaretti: Comunidade Nossa Senhora da Saúde/Linha Aimoré. Esse é um ritual trazido pelos imigrantes italianos quando a Via Sacra é celebrada em latim, italiano e português e somente com luz de velas e galhos em chamas, os “ciaretti”. A celebração é acompanhada por cantos e sons de rácolas e racolões. É um momento único de religiosidade, devoção e fé que relembra a paixão de Cristo.
Dia 26/03/2016 – Sábado Santo
19h30min – Missa na Igreja Matriz
20h30min – Celebração nas Capelas
Dia 27/03/2016 – Domingo de Páscoa
9h – Missa na Igreja Matriz
A realização é da Paróquia Santo Antônio, comunidade Nossa Senhora Aparecida e comunidade Nossa Senhora da Saúde. Mais informações na Secretaria de Turismo pelo 3447 1051 ou pelo e-mail [email protected].
Comentários