Teologia Bíblica: a palavra de Deus é inesgotável
Este é o tema do programa Razões da Fé deste domingo na RedeSul de Rádio
O programa Razões da Fé deste domingo, faz uma reflexão sobre a Bíblia, suas origens, divisões e principalmente a mensagem. Foram convidados o padre Leonardo Inácio Pereira - Mestre em teologia Bíblica, Irmã Irma Guarnieri - Mestre em Teologia e Arlete Simon - especialista em espiritualidade e professora de Filosofia.
O programa vai ao ar às 22h na RedeSul de rádio, São Francisco de Caxias do Sul, Fátima de Vacaria, Cacique de Lagoa Vermelha, Alvorada de Marau, Veranense de Veranópolis, Garibaldi de Garibaldi, Maristela de Torres, Sarandi de Sarandi, Cristal de Soledade, Rosário de Serafina Corrêa, Aurora de Guaporé, Cultura de Campos Novos. Transmitem também esse programa a rádio Miriam de Farroupilha e Webradio Migrantes.
Texto para reflexão
A palavra Biblia vem do grego Bíblion, “rolo’’ ou “livro”, é uma coleção de textos religiosos de valor sagrado para o cristianismo, em que a interpretação religiosa do motivo de existência do homem na Terra sob a perspectiva judaica é narrada por pessoas. É considerada pelos cristãos como divinamente inspirada, e é um dos livros mais vendidos no mundo todo.
Segundo a tradição pela maioria dos cristãos, a Bíblia foi escrita por 40 autores, entre 15000 e 450 a.C (livros do Antigo Testamento) e entre 45 e 90 d.C (livros do Novo Testamento), totalizando um período de quase 1600 anos. A maioria dos historiadores considera que a data dos primeiros escritos acreditados como sagrados é bem mais recente: por exemplo, enquanto a tradição cristã coloca Moisés como o autor dos primeiros cinco livros da Bíblia (Pentateuco), muitos estudiosos aceitam que foram compilados pela primeira vez apenas após o exílio babilônico, a partir de outros textos datados entre décimo e o quarto século antes de Cristo. Muitos estudiosos também afirmam que ela foi escrita por dezenas de pessoas oriundas de diferentes regiões e nações.
Comentários