Diocese de Caxias realiza Ordenação Diaconal de Frei Gabriel Francisco Cavalli e Marciano Guerra
O diaconato é o primeiro grau da Ordem e, neste caso, mais um estágio para a ordenação presbiterial
O bispo Diocesano de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, vai realizar a Ordenação Diaconal de Frei Gabriel Francisco Cavalli no dia 31 de julho e do Seminarista Marciano Guerra, no dia 01º de agosto.
Frei Gabriel Francisco Cavalli será Ordenado Diácono na comunidade São Francisco de Assis, em Garibaldi na sexta-feira, dia 31 de julho de 2015, às 19h. O lema escolhido é: “Quem tem o dom do serviço exerça-o servindo” (Rm 12,7).
Natural de Rondinha-RS, Frei Gabriel Francisco Cavalli, nasceu no dia 26 de maio de 1985, sendo seus pais Jeronimo Cavalli e Lourdes Maria Cavalli. Ele é o quinto filho de seis, tendo por irmãos: Evandro Antônio Cavalli (Padre Carlista), Maciel Carlos Cavalli, Fabricio Cavalli, Cristina Cavalli, Viviane Cavalli, e um sobrinho: Luis Gustavo Cavalli.
Já o seminarista Marciano Guerra vai receber a Ordenação Diaconal no sábado, dia 01º de agosto, às 10h, na Igreja Matriz São Roque, em Bento Gonçalves-RS. Marciano escolheu o tema: “Também vós deveis lavar os pés uns dos outros” (Jo 13,14).
Marciano tem 26 anos e é natural de São Marcos-RS. O seminarista é o filho mais novo do casal Arlindo Guerra e Maria do Carmo Guerra (tendo dois irmãos mais velhos). Sentiu o chamado ao sacerdócio com 15 anos. Participava então de um grupo de jovens da Paróquia, o Encontro de Jovens Amigos com Cristo (EJA). Foi o testemunho dos padres e a experiência no grupo o fizeram ingressar no Seminário em 2005.
O diaconato é o primeiro grau da Ordem e, neste caso, mais um estágio para a ordenação presbiterial. Dessa forma, o diácono assume o compromisso em servir ao povo de Deus, especialmente na liturgia, na Palavra e na caridade. Na ordenação, deve-se e escolher um lema que oriente/inspire o trabalho do diácono.
O ministério de diaconato é uma antiga tradição da Igreja e ficou por vários séculos sem grande valor. Ele foi restaurado pelo Vaticano II (década de 1960) e existe em duas formas. Uma delas é chamada de “permanente”, em que podem exercer inclusive homens casados. A outra é denominada de “provisória” já que é um ministério exercido por aquele que será ordenado padre meses antes da ordenação de padre.
Comentários