5ª Jornada Diocesana da Juventude reúne 350 jovens em São Marcos para um dia de fé e celebração
Com momentos de formação, espiritualidade e descontração, JTchêJ foi marcada pelo reencontro dos movimentos, grupos e pastorais da Diocese de Caxias do Sul de forma presencial
Os jovens da Diocese de Caxias do Sul realizaram neste sábado, 20 de novembro, um momento especial junto à comunidade de São Marcos: a 5ª Jornada Diocesana da Juventude (JTchêJ). Com o lema escolhido pelo Papa Francisco – "Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!" (cf. At 26,16) – o evento contou com a participação de mais de 350 jovens, vindos das sete Regiões de Pastoral da Diocese.
A JTchêJ 2021 marcou o reencontro presencial de movimentos, grupos de jovens e pastorais, em um evento realizado de acordo com todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. Conforme o padre assessor do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul, Marciano Guerra, a JTchêJ buscou fortalecer os movimentos e grupos após um longo período de distanciamento: “Terminamos essa Jornada com muita esperança porque significou para nós o reencontro com as lideranças e com os jovens. Nós tivemos essa participação que é significativa considerando o tempo que estamos vivendo e por isso, só temos a agradecer a Deus por ter nos motivado e sido mais uma vez o sentido desse encontro que está na sua 5ª edição. Então, saímos daqui muito felizes por ver esse protagonismo juvenil se renovando mais uma vez aqui na nossa Diocese”.
A Jornada da Juventude contou com diversos momentos especiais realizados durante o dia. A programação iniciou às 14h com animação e oração. Em seguida, os jovens puderam acompanhar as catequeses, ou seja, momentos formativos inspirados no tema da Jornada deste ano: “Levanta-te: despertar da fé”, “Eu te constituo: despertar da vocação”, “Testemunha: despertar da missão” e “Do que viste: alegria do testemunho”. Além das catequeses, a JTchêJ contou com um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e com a Missa presidida pelo bispo diocesano, dom José Gislon.
Entre os momentos especiais da 5ª JTchêJ, destacou-se a procissão luminosa até o topo do Calvário, em São Marcos. No local, dom Gislon realizou a bênção de envio, destacando a importância de cuidar da vida e de amarmos uns aos outros como Maria amou Jesus até a cruz: “Esse amor está presente no coração dos jovens, porque o amor faz com que tenhamos a força de cuidar da vida e não nos rendermos à morte, então, que a luz do Ressuscitado possa acompanhar a todos, nos momentos bonitos e nos momentos de dor. E lembro que não devemos desistir de alimentar a esperança, porque somos protagonistas da nossa própria vida e protagonistas do mundo em que vivemos”.
Após a bênção de envio, foi anunciada a próxima cidade sede da JTchêJ, que será Garibaldi. Assim, as réplicas dos ícones da Jornada – a Cruz Peregrina e a imagem de Nossa Senhora – foram entregues a representantes da Região Pastoral de Garibaldi, que receberam os símbolos iniciando os preparativos para a Jornada de 2022. A sexta edição da Jornada Diocesana da Juventude está agendada para o dia 27 de agosto do ano que vem.
Realizada desde 2016, a JTchêJ busca integrar os jovens católicos em um momento de celebração, partilha, formação e vivência da fé em Cristo.
Comentários