Diácono de Bento Gonçalves é ordenado padre na Catedral, no dia 9 de outubro
A celebração será presidida por Dom Alessandro Ruffinoni, bispo da Diocese de Caxias do Sul
A Catedral Diocesana de Caxias do Sul receberá a ordenação presbiteral do diácono Daniel D’Agnoluzzo Zatti no domingo, dia 9 de outubro, às 19h. A celebração presidida por Dom Alessandro Ruffinoni, bispo da Diocese de Caxias do Sul, ocorre no interior da Igreja e espera mais de 1,5 mil pessoas. Atualmente, Daniel auxilia nas Paróquias Nossa Senhora Do Rosário, em Faria Lemos e São Roque, em Bento Gonçalves.
Daniel tem 28 anos, é paroquiano atuante da Catedral desde a catequese, é formado em Engenharia Química pela UFRGS, cursou Filosofia e Teologia na PUCRS, e sempre buscou o diálogo entre fé e ciência. O jovem atuou como catequista, voluntário na Casa Madre Teresa e como professor de física voluntário em cursos pré-vestibulares. Aos 17 anos, iniciou os estudos de Engenharia Química. Com 20 anos, passou uma temporada de sete meses em Londres, onde entra em contato com o livro Confissões, de Santo Agostinho, e decidiu ingressar no seminário, ao término de seus estudos.
Em 2010, iniciou sua caminhada rumo ao sacerdócio no Seminário Maior São Lucas. Atuou como missionário em diversas realidades do país e fora dele, como na Cracolândia, em São Paulo, e em Londres, com migrantes brasileiros, além das comunidades locais, como na São Lucas, em Viamão, durante três anos, e na Paróquia Cristo Rei, em Bento Gonçalves, durante dois anos. Ao cursar Filosofia (2011) e Teologia (2012-2015), interessou-se pela pesquisa no diálogo com as Ciências Naturais, com o trabalho de conclusão de curso intitulado: “Criação, Evolução e Providência Divina: Teologia e Ciência em Diálogo”. Foi ordenado diácono em 15 de maio de 2016 na Paróquia São Francisco de Assis, em Monte Belo do Sul.
Daniel escolheu como símbolo da ordenação presbiteral a Cruz, pois é por ela que Jesus expressa o amor de Deus à humanidade. Seu lema de ordenação será “Por Cristo, com Cristo e em Cristo”, trecho da doxologia da missa que revela a busca pela plena comunhão com Jesus e com a Igreja. A primeira missa solene presidida por ele será no dia 15 de outubro, às 19h, na Catedral.
Comentários