Estef oferece ciclo de estudos sobre a violência: Abordagens interdisciplinares
A Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana e Centro Franciscano de Espiritualidade abrem inscrições para Ciclo de Palestras sobre o tema da Campanha da fraternidade 2018
A Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana e Centro Franciscano de Espiritualidade está com as inscrições abertas para Ciclo de Palestras sobre o tema da Campanha da fraternidade 2018. A Estef oferece ciclo de estudos sobre a violência: Abordagens interdisciplinares, em Porto Alegre.
A primeira palestra do ciclo será realizada nesta quinta-feira, dia 22 de fevereiro. O evento é voltado para o debate sobre a violência. “Queremos estimular o debate, proposto pela Campanha da Fraternidade, que neste ano coloca este tema relevante em discussão. Vamos oferecer um time de professores, mestres e doutores especialistas no assunto que irão abordar temas relevantes para discussão’, comenta o diretor da Estef, professor frei José Bernardi.
O diretor do Centro de Espiritualidade Franciscano, frei João Carlos Romanini, comenta que é a primeira ação conjunta do Centro Franciscano e Estef, “queremos somar formas para difundir uma cultura a partir do carisma franciscano da Paz e do Bem e voltada para a ação prática do encontro e da não violência.
O Centro de espiritualidade, foi criado no ano de 2017, durante o capitulo provincial, que aprovou o projeto que vai trabalhar nos próximos anos o carisma franciscano para a grande e Porto Alegre. “Queremos abordar vários temas para discussão, e ampliando as várias abordagens do carisma, a cultura da paz, do encontro, da fraternidade e ações para uma cultura do encontro”, destaca o Guardião da Fraternidade São Lourenço, Pároco da Igreja Santo Antônio – Partenon, frei Luiz Turra.
O professor Vanildo Zugno, coordenador do projeto salienta a importância dos temas e dos formatos oferecidos pela Estef. “Serão oferecidos seis manhãs de estudo para análise interdisciplinar do assunto. Queremos como instituições provocar uma reflexão e um olhar franciscano sobre as condições de violência que vivemos na atualidade, partindo da provocação da CNBB com a Campanha da Fraternidade”, explica Zugno.
Programação do Ciclo de Palestras
Dia 22 de fevereiro – 9h - CF 2018: Fraternidade e Superação da Violência - Com o Professor e Mestre. Gilmar Zampieri (ESTEF)
Dia 26 de março – 8 h - O Sacrificialismo e a Sacralização Da Violência - Prof. Dr. Luiz Carlos Susin (ESTEF)
Dia 27 de março – 8h - A Violência n a Bíblia - A violência no Antigo Testamento – Prof. Dr. Bruno Glaab (ESTEF) - E A violência no Novo Testamento – Prof. Me. Rita de Cácia Ló (ESTEF)
Dia 28 de março – 8h - Sexta-Feira Santa: Celebrar a Paz Em Meio à Violência - Prof. Me. Luciano Massullo (ESTEF)
Dia 11 de maio – 8h - As Violências Normalizadas e a Voz Das Vítimas. Uma abordagem filosófica - Prof. Dr. Castor Ruiz (UNISINOS)
Dia 28 de maio – 8h - Caminhos Da Superação da Violência - Juventudes e Violência: Prof. Dr. Maurício Perondi (PUCRS) - Gênero e Violência: Prof. Dr. Andre Musskopf (EST)
As palestras iniciam as 8h e se estendem até as 11h40min.
As inscrições podem ser feitas na Estef, aberto à comunidade. Investimento: R$ 100 (inclui o certificado) e a participação em 75% das atividades garante certificado acadêmico. Carga horária: 24h mais informações na secretaria da Estef. Site www.estef.edu.br - e-mail [email protected] - Telefone (51) 3217-4567
Comentários