Reformas no Santuário de Caravaggio mudam celebração das missas para antiga igreja
Baixar ÁudioOs reflexos das obras serão nos dias de semana
O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, passa por uma série de reparos que iniciaram em 2019. A primeira etapa da obra envolveu a impermeabilização e o conserto das calhas. Nesta semana, inicia o segundo estágio, que compreende a parte interna da cúpula da igreja. O objetivo é rebocar e pintar a estrutura, além de substituir 12 janelas.
Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o reitor do Santuário, o padre Gilnei Fronza, citou a importância das reformas para a comunidade. Segundo ele, os consertos mostram o zelo pelo patrimônio referência em religiosidade da região, além de que essa dedicação à igreja representa o cuidado pela expressão da fé.
As obras vão impactar nas missas por aproximadamente três meses. O motivo é a montagem de um andaime de 34 metros que ficará dentro do espaço a fim de que os trabalhadores alcancem a cúpula. O lugar continua aberto para visitação, os reflexos serão durante a semana, quando as celebrações religiosas das 9h, ás 15h e às 17h serão transferidas para o Santuário Antigo. Aos finais de semana, como não terá expediente de trabalho, vai se procurar realizar no Santuário em reforma.
Fronza relata que os fiéis são o pilar dessa restauração. Os recursos advêm de contribuições por meio da compra de artigos religiosos da igreja e do destino de valores durante as missas. Ele avalia que as doações mantém o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio como o símbolo da fé.
Após essa etapa, o próximo passo é efetuar a pintura externa do local, sem data programada para início. A restauração deve ser concluída até 141ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, que ocorre nos dias 23, 24 e 26 de maio.
E caso queira ajudar nas reformas, pode auxiliar de três formas: por meio do Manual do Devoto, que está à venda na loja de Artigos Religiosos do Santuário; no site caravaggio.org.br/doeparaosantuario ou ainda é possível destinar qualquer valor durante as ofertas nas missas.
Comentários