Dom Cláudio Hummes reforça apelo pela Amazônia
Representante do Papa no Congresso Eucarístico Nacional pediu esforços para preservar a Amazônia
Foto: A12
A Amazônia foi o tema central da missa desta sexta-feira, dia 19, no Congresso Eucarístico Nacional, em curso em Belém (PA). Quem presidiu a celebração na Catedral Metropolitana de Belém foi o enviado do Papa Francisco para a ocasião, Cardeal Cláudio Hummes.
Dom Cláudio disse que essa é uma oportunidade de louvar a Deus pelo dom da criação, em especial pelo paraíso que é a Amazônia, região comum a nove países, estando a maior porção (dois terços) em território brasileiro.
O cardeal de São Paulo preside a Comissão Especial da CNBB para a Amazônia e partilhou com os fiéis a preocupação diante da devastação da floresta e a responsabilidade de cada um em preservá-la. Esse dever cabe, em especial, aos que acreditam em Deus criador, pois são conscientes de que Ele criou tudo e confiou ao ser humano o cuidado com a criação.
Não faltou na homilia de Dom Cláudio uma menção aos esforços do Papa Francisco nesse sentido. O Pontífice fala do cuidado com a casa comum na encíclica Laudato Sí, documento publicado em 18 de junho de 2015 e que teve boa recepção mundialmente, e não só entre católicos. O convite do Papa, lembrou Dom Hummes, é para uma verdadeira “conversão ecológica” e para o louvor a Deus pelo dom da Criação.
O Congresso
O Congresso Eucarístico Nacional começou na última segunda-feira, dia 15, e vai até domingo, 21. O objetivo do evento é tornar visível para todo o país a força da Eucaristia e a ação missionária na Amazônia.
Com o tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária”, o evento acontece no ano do quarto centenário do início da evangelização na Amazônia e da fundação da cidade de Santa Maria de Belém do Grão Pará.
Fonte: Canção Nova.
Comentários