Serra gaúcha encena Paixão, Morte e Ressurreição
Celebrações e encenações revivem cenas ocorridas há 2.000 anos
Foto: Luciane Modena/Divulgação
A Semana Santa, iniciada no Domingo de Ramos, dia 20 passado, é o momento mais solene das celebrações do ano litúrgico. Na Serra Gaúcha ganham vida cenas que ocorreram há quase 2.000 anos. São as encenações da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Em algumas cidades, como Carlos Barbosa, Garibaldi e Flores da Cunha, milhares de católicos participam destas celebrações.
Em Caxias do Sul, um dos momentos marcantes é a encenação da Via-Sacra, que vai ocorrer às 9h, nos Pavilhões da Festa da Uva, na sexta-feira, dia 25. Pelo terceiro ano consecutivo, a celebração está a cargo do Setor Juventude da diocese. Cerca de 60 jovens estão envolvidos na organização.
Na paróquia São Pedro, de Garibaldi, as encenações iniciam no dia 20. Pelo 17º ano consecutivo, o movimento Emaús é responsável pelas encenações, que iniciam no Domingo de Ramos, prosseguem na Quinta-feira Santa, com a cerimônia do Lava-pés e Santa Ceia às 19 horas; na Sexta-feira, às 16h30, com a celebração da Paixão e Morte na matriz e procissão à ermida de Fátima; e Ressurreição de Cristo, no sábado, às 19 horas, na praça da matriz.
Em Carlos Barbosa, todos os anos, cerca de 10 mil pessoas acompanham a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição, na Sexta-feira Santa. Neste ano, a programação inicia às 15h30, na matriz e, em seguida, prossegue em direção ao Morro Calvário, encerrando com a Ressurreição, no alto do monte, ao escurecer. No sábado, há a vigília pascal, na matriz, a partir das 20 horas.
Na paróquia de Lourdes, em Flores da Cunha, no dia 25, via-sacra e confissões às 9 horas; encenação da Paixão diante da matriz às 18 horas e procissão com o Cristo morto. No sábado, às 20 horas, missa da vigília pascal e encenação da Ressurreição. Em Vila Flores, celebração e encenação da Paixão às 15 horas, na matriz. Às 19h30, procissão dei ciareti, na capela da Saúde, na Linha Aimoré, com celebração da Paixão. No sábado, às 19h30, missa com bênção do fogo, da água e do Círio, realização de um batizado e encenação da Ressurreição.
Em Anta Gorda, no dia 25, via-sacra viva, às 19 horas. Cenas da Paixão ocorrem num trajeto de cerca de 3 km, até o alto do Morro Girotto, onde acontecem a Morte e Ressurreição do Senhor. As celebrações e encenações também se destacam em outros locais como São Marcos, Serafina Corrêa, Gramado, Canela e em dezenas comunidades da Serra.
Comentários