Fundador da Comissão Pastoral da Terra é sepultado em Viamão
Antônio Cechin, Irmão Marista, morreu nesta quarta-feira aos 89 anos.
Foto: Divulgação
O fundador da Comissão Pastoral da Terra do Rio Grande do Sul (CPT), o Irmão Marista Antônio Cechin, morreu nesta quarta-feira aos 89 anos. Nascido em Santa Maria, em 17 de junho de 1927, ele foi militante dos movimentos sociais. Também foi fundador da Pastoral da Ecologia, da ONG Caminho das Águas, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), criador da Romaria da Terra e da Romaria das Águas e, ainda, idealizador da missa em honra a Sepé Tiaraju.
Irmão Antônio estava internado no Hospital São Lucas da PUCRS, na capital gaúcha, onde se recuperava de uma fratura na bacia. O velório do religioso aconteceu na Capela dos Maristas em Viamão onde também foi realizada a missa de corpo presente, por volta das 17h30, e após o sepultamento.
Nos últimos anos o Irmão Marista desenvolveu atividades pastorais nas periferias da região metropolitana de Porto Alegre, foi assessor de Comunidades Eclesiais de Base, de catadores e de recicladores, e coordenou o Comitê Sepé Tiaraju e a Pastoral da Ecologia do Regional Sul III da CNBB. Foi autor de muitos artigos e escreveu o livro Empoderamento Popular: Uma pedagogia de libertação (Porto Alegre: Estef, 2010).
Comentários