JTchêJ reúne 350 jovens para celebrar a unidade juvenil
Jornada Diocesana da Juventude teve caminhada, catequeses e celebração Eucarística
A Jornada Diocesana da Juventude de Caxias do Sul, intitulada JTchêJ reuniu mais de 350 jovens, na tarde do último sábado, 14 de julho. O encontro aconteceu na comunidade Santa Lúcia e iniciou com uma Caminhada pela Paz, que percorreu trajeto de 1km. O evento foi promovido pelo Setor Diocesano da Juventude, espaço de comunhão que reúne os grupos de jovens, movimentos e Pastoral da Juventude para um trabalho de unidade que respeita a diversidade dos carismas.
No percurso, os participantes levaram consigo a réplica da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude e a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Pelo caminho foram realizadas três paradas que recordaram o início da missão de Jesus e refletiram o tema do encontro, retirado do Evangelho de Lucas: "Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus".
Os jovens foram acolhidos com música e animação na chegada ao salão da comunidade Santa Lúcia. Lá foi realizada a oração inicial da JTchêJ, com a consagração de toda a juventude católica da Diocese de Caxias do Sul a Maria. Logo depois, os mais de 350 participantes foram encaminhados para momentos de oficinas, que ganharam o nome de catequeses. Em três grandes grupos de trabalho, refletiram sobre a vocação e o projeto de vida; a necessidade de construir uma cultura de paz e comunicação e redes sociais para o anúncio da Verdade.
A JTchêJ foi encerrada com a Santa Missa presidida pelo bispo da diocese de Caxias do Sul, dom Alessandro Ruffinoni. Na celebração, o religioso falou sobre a importância que a juventude tem para a Igreja.
Comentários