Capítulo define vida e ações dos frades franciscanos
A província São Francisco de Assis, dos frades franciscanos no Rio Grande do Sul, está com nova direção. Durante o capítulo provincial intermediário, realizado em Daltro Filho, Imigrante, os cerca de 60 capitulares elegeram como definidores os freis Nestor Inácio Schwerz, Rodrigo Cichowicz, Gastão Carlos Zart e Carlos Laurêncio Schaefer. Junto com o ministro provincial, frei Inácio Dellazari, e o vigário provincial, frei Marino Pedro Rhoden, eles foram o governo da província gaúcha.
Durante a assembleia, reunida sob o tema “Viver a vocação franciscana no mundo”, os capitulares também definiram a vida e a ação evangelizadora dos franciscanos para os próximos três anos. O capítulo contou com dois momentos importantes: a celebração dos 50 anos de autonomia da província e os 100 anos de presença dos frades franciscanos no Rio Grande do Sul.
Na celebração eucarística jubilar, presidida pelo provincial, frei Inácio destacou que é necessário “despertar, dentro de nós, novo ânimo, para que possamos manter viva a chama acesa pelos primeiros frades, que para cá vieram, inflamados pelo amor à Boa Nova, revelada por Deus através de Jesus Cristo e colhida de modo extraordinário por São Francisco de Assis”. Durante a missa oito frades celebraram os jubileus de vida religiosa e sacerdotal.
Atualmente, a província gaúcha conta com 91 frades franciscanas. Estão presentes em 16 cidades do estado e, desde o início do Projeto Amazônia da CFMB, marcam presença missionária no estado de Roraima e, há mais tempo, servem no Uruguai e na Terra Santa.
Comentários