Dom Paulo Antônio de Conto é nomeado administrador apostólico de Passo Fundo
Dom Altieri renunciou ao cargo de Arcebispo de Passo Fundo nesta quarta-feira, 15/07
A Diocese de Montenegro divulgou que seu bispo, Dom Paulo Antonio De Conto será o administrador pastoral da Arquidiocese de Passo Fundo. A divulgação foi feita logo após a publicação do Boletim Diário do Vaticano desta quarta-feira, 15/07, onde o Papa Francisco aceita a renúncia solicitada por Dom Antonio Carlos Altieri.
“O bispo diocesano refletiu muito e não pôde dizer não ao Papa e à Igreja. A Diocese de Montenegro, embora sentindo em muitos momentos a ausência física de seu pastor, sente-se honrada em colaborar e abraçar a Igreja irmã que está em Passo Fundo”, afirma o texto.
Dom Paulo De Conto exercerá concomitantemente a função de bispo da Diocese de Montenegro e de administrador apostólico da Arquidiocese de Passo Fundo. Ele deve chegar à região na tarde desta quinta-feira, 16/07. Administrador apostólico é quem administra uma diocese ou arquidiocese, que se encontra em situação de sede vacante, ou seja sem um bispo ou arcebispo residente.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em mensagem assinada pelo bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral, dom Leonardo Steiner, saudou Dom Paulo Antônio de Conto, nomeado pelo Papa Francisco, administrador apostólico da Aarquidiocese de Passo Fundo. A instituição também agradeceu e desejou a Dom Antônio Carlos Altieri a bênção da saúde e da paz.
Dom Paulo De Conto é natural de Encantado/RS. Foi bispo de Cáceres (MT), de 1991 a 1998; presidente do regional Oeste 2 da CNBB, de 1995 a 1998; representante dos bispos junto ao clero, aos seminários, à Pastoral de Fronteira (Brasil – Bolívia); bispo de Criciúma (SC), de 1998 a 2008; bispo de Montenegro – RS, desde 2008; bispo referencial dos presbíteros da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) do regional Sul 3 da CNBB.
Comentários