Dom Irineu deve se afastar do comando da Diocese de Vacaria em 2018
Ele confirmou neste domingo seu pedido encaminhao ao Papa Francisco
O bispo Dom Irineu Gassen, deve deixar a titularidade da Diocese de Vacaria a partir de janeiro de 2018. Ele confirmou neste domingo, 13, à Tua Rádio em Vacaria, seu pedido de afastamento que foi enviado ao Papa Francisco. Dom Irineu completa 75 anos em novembro deste ano e conforme a Santa Sé, os bispos tem que se afastar da administração diocesana, mas podem continuar a exercer o ministério como bispo Emérito. Até o momento não houve nenhuma manifestação do Vaticano quanto a sua solicitação. Ele foi nomeado pelo Papa Bento XVI para bispo da Diocese de Vacaria no dia 28 de maio de 2008. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 27 de julho de 2008, na Catedral de Santa Cruz do Sul e tomou posse na Catedral de Vacaria, no dia 24 de agosto de 2008.
Sobre Dom Irineu
Dom Irineu Gassen nasceu no dia 24 de novembro de 1942, na localidade de Formosa, município do Vale do Sol. Filho de Arnoldo Gassen e de Erna Maria Finkler Gassen, Dom Irineu é o nono entre treze irmãos. Cursou a escola fundamental na Escola Comunitária, em sua terra natal. Em 1954 ingressou no Seminário Seráfico São Francisco, em Taquari, concluindo o Curso preparatório e os ensinos fundamental e médio.
Em 1962 ingressou na Ordem Fransciscana, fazendo o Noviciado no Convento São Boaventura, de Daltro Filho,então município de Garibaldi, onde também realizou os estudos de Filosofia. Em 1965 fez o primeiro ano dos estudos de Teologia em Divinópolis, em Minas Gerais. Os outros três anos foram feitos no Seminário Maior Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Viamão.
No dia 2 de fevereiro de 1966, em Divinópolis, fez os Votos Perpétuos Solenes na Ordem Franciscana. A Ordenação de Diaconato aconteceu em 2 de dezembro de 1967, na Paróquia São Francisco de Assis, em Porto Alegre, sendo ordenado por Dom Edmundo Kunz.
Sacerdócio
Sua ordenação Sacerdotal ocorreu no dia 27 de julho de 1968 na Catedral de Santa Cruz do Sul, sendo Bispo Ordenante, Dom Alberto Etges. Seguiram-se alguns anos de atividade como Formador e Professor, no Seminário Menor em Taquari e em Daltro Filho. De setembro de 1976 a julho de 1978 realizou estudos no Ateneo Antoniano, em Roma, obtendo a Licenciatura em Teologia, com Especialização em Espiritualidade.
Voltou, então a trabalhar no Noviciado e no Seminário Menor. Em 1981 foi Pároco substituto na Paróquia São Francisco de Assis, em Porto Alegre. No ano seguinte trabalhou no Secretariado da Família Franciscana do Brasil, em Petrópolis.
Em 1983 foi transferido para o Seminário Seráfico de Taquari, como Superior da Comunidade e como Reitor do Seminário de Ensino Médio. De 1984 a 1988 foi Superior da Comunidade e Reitor do Seminário, em Daltro Filho. Seguiram-se quatro anos como Reitor do Seminário para vocações adultas, em Agudo.
Em 1992 voltou a Daltro Filho, como pároco, na Diocese de Caxias do Sul, auxiliando, também, nas atividades formativas do Noviciado. De fevereiro de 1995 a dezembro de 1999 foi Superior regional dos Frades e Pároco em Não-Me-Toque,na Diocese de Passo Fundo. Em janeiro de 2000 foi transferido para a Paróquia de Agudo, na Diocese de Cachoeira do Sul, onde foi Pároco.
Foi eleito Superior dos Franciscanos do Rio Grande do Sul, em outubro de 2001, ministério em que permaneceu por seis anos. Terminado período foi reconduzido a Daltro Filho, como Pároco e auxiliar na Formação do Noviciado.
Episcopado
Foi nomeado pelo Papa Bento XVI para bispo da Diocese de Vacaria no dia 28 de maio de 2008. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 27 de julho de 2008, na Catedral de Santa Cruz do Sul pelo Cardeal Dom Cláudio Hummes e tomou posse na Catedral de Vacaria, no dia 24 de agosto de 2008. Em 2011 foi escolhido como bispo referencial para a Juventude no Regional Sul-3 da CNBB.
Lema e Brasão
PREPARAR PARA O SENHOR UM POVO PERFEITO. (Lc 1, 17) indica a dinâmica da ação evangelizadora do Bispo no esforço de animar os fiéis para serem uma Igreja viva, participativa e animada, para que o Reino de Deus se torne sempre mais visível nesta parcela do Povo de Deus, que é a Diocese. Será preciso trabalhar para que se forme um povo do agrado de Deus. Dom Irineu tomou este lema de Dom Alberto Etges, que ordenou presbítero em 1968.
BRASÃO: Seu Brasão tem os seguintes elementos: a) A cruz, em forma de T, como São Francisco de Assis gostava de assinar, o sinal dos eleitos (Ez, 9,4-6), mostra-nos o instrumento através do qual fomos salvos (Ez, 9,4-6). É sinal de vida e de vitória: na cruz está a salvação e a vida; b) O sol, atrás da cruz, é Símbolo do Cristo Ressucitado. Os campos de cima da serra, as montanhas, as cidades, o povo aí vive, e também a cruz, tudo é iluminado pelo Cristo, o Sol Nascente que nos veio visitar (Lc, 1,89); c) A Oliveira representa a Padroeira da Diocese de Vacaria: Nossa Senhora da Oliveira.
O salmo 127 canta que "teus filhos em redor de tua mesa, serão como rebentos da oliveira". O salmo canta as bênçãos de Deus sobre a pessoa justa. A Igreja vê Nossa Senhora, Maria Dom Irineu Gassen é natural de Formosa, cidade de Vale do Sol, onde nasceu no dia 24 de novembro de 1942. Sua trajetória religiosa começou em 1962/1964, estudos como noviciado.
Diocese de Vacaria
A prelazia de Vacaria foi criada aos 8 de setembro de 1936 pela Bula Dominici Gregis, do Papa Pio XI, desmembrada da Arquidiocese de Porto Alegre. Aos 18 de janeiro de 1957 pela Bula Qui Vicaria Potestate do Papa Pio XII, foi elevada a Diocese.
Localização
A Diocese está situada na região norte oriental do estado do Rio Grande do Sul. Faz limites com as Dioceses de Caxias do Sul (RS), Criciúma (SC), Erechim (RS), Joaçaba (SC), Lages (SC) e Passo Fundo (RS).
Sua superfície é de 15.843,9 km2 com uma população de 196.245 habitantes (Censo de 2001). Abrange os municípios de André da Rocha, Barracão, Bom Jesus, Cacique Doble, Campestre da Serra, Capão Bonito do Sul, Caseiros, Esmeralda, Ibiaçá, Ibiraiaras, Ipê, Lagoa Vermelha, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Paim Filho, Pinhal da Serra, Sananduva, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro, São José dos Ausentes, Tupanci do Sul e Vacaria (sede Diocesana).
Comentários