“Precisamos trabalhar para que a verdade chegue até o coração das pessoas”, diz bispo de Caxias do Sul em mensagem sobre o Dia das Comunicações
Baixar ÁudioData será celebrada neste domingo, 16 de maio
Por ocasião do 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será lembrado neste domingo, 16 de maio, junto com a festividade da Ascensão do Senhor, a Diocese de Caxias do Sul promoveu uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (14). Com a presença do bispo diocesano, dom José Gislon, do Coordenador de Pastorais, padre Paulo Nodari, do assessor de comunicação da Diocese, Felipe Padilha e de profissionais da imprensa da Serra Gaúcha e São Leopoldo, o encontro foi marcado pela mensagem sobre a importância de todos os envolvidos com a comunicação da Igreja.
O Dia das Comunicações Sociais neste ano tem como reflexão central a mensagem do Papa Francisco, que foi publicada em 24 de janeiro, no Dia de São Francisco de Sales, o padroeiro dos jornalistas. Com o tema “Vem e verás” (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são, o Papa convida a todos os profissionais e todas as pessoas que trabalham com a comunicação a se aproximarem da realidade das pessoas, como explicou dom Gislon: “No contexto em que nós vivemos, ele insiste nesse jornalismo que parte da realidade aonde os fatos acontecem, o da realidade da vida das pessoas para contribuir com uma sociedade diferente, uma sociedade da paz, uma sociedade da comunhão e da corresponsabilidade. Por isso esse ‘Vem e Verás’, a partir da realidade da vida que toca as pessoas”.
Dom Gislon também salientou a importância da imprensa como mediadora entre a comunicação da Igreja e as comunidades. “A força da comunicação de chegar aos lugares aonde ninguém vai, mas, pelas mensagens de vocês, pelo trabalho de vocês, essas pessoas se mantêm conectadas com aquilo que acontece na comunidade e no mundo”.
O bispo também salientou que todos os cristãos precisam promover a comunicação que defenda a vida e que combata a polarização, a cultura do ódio e as notícias falsas. “Nos ajudem a combater as fake news, a combater essa cultura do ódio que cresce também nos meios de comunicação, nesse dualismo, nessa polarização que nós estamos. E vocês, comunicadores, têm um papel muito importante, porque precisamos trabalhar pra que a verdade chegue no coração das pessoas, nas nossas famílias e também nas nossas comunidades”, disse Gislon.
Comentários