Diocese de Caxias do Sul lança campanha de doação de sangue como ação da Campanha da Fraternidade 2024
Ação é resultado da parceria entre a Coordenação Pastoral da Diocese e o Hemocentro Regional de Caxias do Sul
A Campanha da Fraternidade 2024 teve início nesta Quarta-feira de Cinzas, dia 14 de fevereiro. E, um cronograma de ações fará parte da Campanha na Diocese de Caxias do Sul. Conforme o coordenador de Pastoral e vigário geral da Diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Inácio Pereira, foram pensadas ações em três dimensões, conforme o Texto-Base da Campanha: pessoal, eclesial e comunitária.
No âmbito social, a Coordenação de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul em parceria com o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) está lançando uma ampla campanha de doação de sangue, intitulada "Unidos pelo sangue de Cristo, somos irmãos e irmãs".
O Hemocentro Regional de Caxias do Sul, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, atende todos os municípios que estão no território da Diocese. Assim, o objetivo é, na maioria das regiões pastorais, realizar esta coleta solidária de sangue, para auxiliar as pessoas que mais necessitam.
Por meio das Paróquias e comunidades, dos veículos de imprensa e das redes sociais, a Diocese de Caxias do Sul sugere ampla mobilização a este gesto. Assim todos os fiéis das diferentes Regiões de Pastoral poderão realizar sua ação concreta no tempo da Quaresma. Em Caxias do Sul, a ação começou nesta quarta-feira, dia 14 de fevereiro, no Hemocentro Regional, localizado na Rua Ernesto Alves, nº 2260.
Ao chegar ao Hemocentro ou ao local de doação nas cidades da Diocese, é necessário informar que a doação é vinculada à campanha de número 154, que identifica a ação. Com esse número, as equipes poderão fazer um levantamento do total de doações por meio desta campanha.
Já estão confirmadas coletas externas em outras cidades. O Hemocentro comunicou que nesses casos são atendidos três doadores por vez, em virtude de estrutura física. Por isso, o que é importante que cada paróquia mesmo nas cidades que não estão contempladas na primeira rodada de coletas externas - motive as pessoas e realize um pré-cadastro de doadores. Tendo, ao menos, 10 possíveis doadores inscritos, a paróquia deve enviar à Assessoria de Comunicação (Ascom) da Diocese a lista, pelo e-mail: [email protected]. A Diocese irá repassar a lista ao Hemocentro, que vai fazer o contato para organizar as doações e agendar horários.
- 28 DE FEVEREIRO | FARROUPILHA (UBS Cinquentenário - Avenida São
Vicente, 145)
- 06 DE MARÇO | BENTO GONÇALVES (UBS Zona Sul - Rua Goiânia, 590)
- 20 DE MARÇO | CARLOS BARBOSA (Hospital São Roque)
- 10 DE ABRIL | SÃO MARCOS (Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol, Rua Carlos Gomes, 657)
Haverá em outros municípios a mesma ação. A Diocese está aguardando a confirmação dos responsáveis das outras cidades, pelo Hemocentro.
Dia D: ação do clero que atua na Diocese
A Diocese de Caxias agendou com o Hemocentro a data de 27 de fevereiro, durante todo o dia, para que os padres, que podem doar sangue, façam sua doação.
As outras ações da pastoral da Diocese na Campanha da Fraternidade:
Na dimensão pessoal:
:: O incentivo à oração pessoal e a redescoberta da preciosidade do Sacramento da Reconciliação.
:: O significado do jejum e a sua ligação com os gestos de caridade.
:: A participação nos encontros de famílias, as tradicionais "novenas' realizadas com o subsidio do Regional Sul 3 da CNBB.
No âmbito eclesial:
:: A Diocese de Caxias do Sul irá realizar, de março a julho de 2024, cinco encontros intitulados: "Economia de Francisco: encontros sobre o Ensino Social do Papa Francisco", que irão abordar as propostas do Pontífice para realmar a economia e propor atividades econômicas alternativas.
:: A Diocese irá propor, ao longo dos próximos meses, a formação específica para agentes da Escola do Perdão e da Reconciliação (EsPeRe), com o método dos círculos de paz e justiça restaurativa.
:: Incentivo à generosidade do povo de Deus na Coleta Nacional da Solidariedade, que acontece no Domingo de Ramos (24 de março). Da totalidade dos recursos, 50% (cinquenta por cento) permanecem na Diocese para investimento nos projetos das pastorais e serviços conforme edital próprio.
Comentários