Dom Jailton é ordenado bispo no Santuário de Caravaggio
Cerimônia reuniu fiéis neste sábado
Pessoas de diversos pontos do país assistiram a ordenação do bispo Dom Jailton de Oliveira Lino. A cerimônia foi celebrada no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Dom Jailton faz parte da Congregação Pobres Servos da Divina Providência e atuará na cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia, retornando ao Estado em que nasceu.
A chegada de centenas de religiosos, outras centenas de moradores de Teixeira de Freitas e de pelo menos 18 bispos de todo país revelou a importância desta ordenação para a igreja católica. As irmãs da congregação foram responsáveis pela acolhida do povo. A manhã especial teve a primeira aparição de Dom Jailton, já paramentado como bispo, por volta das 9h. A simplicidade do religioso é uma das marcas do seu trabalho. Dom Jailton foi ordenado sacerdote em 1988, no município baiano de Feira de Santana (BA). Desta vez, quis tornar-se bispo no Santuário de Caravaggio por ter sido cenário de bons momentos de atuação profissional e pessoal.
Os bispos responsáveis pela ordenação foram Dom Itamar Vian, arcebispo emérito da Arquidiocese de Feira de Santana, Dom Jaime Pedro Kohl, bispo de Osório e Dom Alessandro Ruffinoni, bispo de Caxias do Sul. A celebração teve também a presença do bispo emérito da diocese de Caxias, Dom Paulo Moretto. O rito de ordenação episcopal iniciou com a apresentação de Jailton e a leitura do mandato apostólico, escrito pelo Papa Francisco.
Dom Jailton de Oliveira Lino, tem 52 anos, é natural de Feira de Santana, na Bahia. Ingressou na Congregação Pobres Servos da Divina Providência em 1980, em Porto Alegre. Fez sua primeira profissão religiosa em 1º de janeiro no Santuário Apostólico de Farroupilha.
Comentários