Vereadora sugere ações conjuntas da Comissão para o Enfrentamento da Violência com a Igreja Católica
Paula Ioris procurou bispo Dom Alessandro Ruffinoni para integrar esforços na conscientização pela paz
Com o objetivo de planejar ações conjuntas de prevenção e combate à violência, a presidente da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência da Câmara Municipal, vereadora Paula Ioris/PSDB, reuniu-se com o bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, na casa paroquial.
Motivada pelo tema da Campanha da Fraternidade "Fraternidade e a superação da violência", Paula sugeriu ao líder religioso a soma de esforços e integração da Igreja Católica com a comissão parlamentar para dar continuidade às ações e estratégias desenvolvidas pelo grupo de trabalho, que lida diretamente com esse assunto desde 24 de janeiro de 2017. "A Igreja poderia ajudar a disseminar a Justiça Restaurativa, fazer chegar às famílias, às escolas, às comunidades a metodologia de Círculos de Construção de Paz para atuar na prevenção e na transformação de conflitos", recomendou.
O bispo conheceu a Justiça Restaurativa por meio do juiz Leoberto Brancher e ficou ainda mais interessado depois de ouvir os relatos da vereadora, recentemente formada como Voluntária da Paz pelo Programa Caxias da Paz. Ele sinalizou de forma positiva para a sugestão com a ideia de levar a metodologia aos catequistas. "Minha preocupação é que a campanha da fraternidade não fique somente na reflexão e tenha ações concretas e práticas. Queremos ver se podemos fazer a mesma coisa unidos porque nosso objetivo é o mesmo: reduzir a violência", declarou o bispo.
Comentários