Campanha da Fraterniade provoca discussão em torno da superação da violência
Lançamento oficial será na Quarta-Feira de Cinza, com coletiva do Arcebispo Dom Rodolgo Luís Webber
A superação da violência é o tema da Campanha da Fraternidade de 2018. O lançamento oficial acontece nesta Quarta-Feira de Cinzas, 14/02, em todo o país. O lema “Vós sois todos irmãos” foi extraído do capítulo 23 do Evangelho de São Mateus, no qual Jesus repreende os fariseus e mestres da lei, por suas práticas não serem coerentes com os seus discursos, propondo a eles um modelo mais comunitário e fraterno de vivência.
Para se ter uma ideia dos objetivos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil com a escolha deste tema, o cartaz da campanha da fraternidade 2018 mostra um grupo de pessoas de diferentes idades e etnias de mãos dadas, representando a multiplicidade da sociedade brasileira e o quanto se pode viver essas diferenças, em paz. Segundo o secretário-executivo das Campanhas da CNBB, padre Luís Fernando da Silva, as pessoas juntam as mãos para indicar que a superação da violência só será possível a partir da união de todos.
De acordo com Dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo de Passo Fundo, o tema deve sair do âmbito do debate e partir para a prática. Desta forma, 60% do total arrecadado com o Gesto Concreto deste ano, no âmbito da Arquidiocese de Passo Fundo, será distribuído entre as suas nove áreas pastorais, para que as comunidades deem início à projetos voltados ao combate à violência. As áreas pastorais já estão se reunindo, com a coordenação dos seus párocos e padres, para levantar as demandas e elaborar as ações práticas. Na área pastoral de Marau, por exemplo, a reunião está agendada para o dia 22/02, no Salão Paroquial de Vila Maria.
Comentários