Reclusão não é o mesmo que exclusão, diz Papa Francisco
Pontífice visitou, nesta sexta, o Centro de Reabilitação de Palmasola, na Bolívia
O Papa Francisco visitou, nesta sexta-feira, dia 10, o Centro de Reabilitação de Palmasola, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Opontífice foi acolhido no cárcere pelo presidente da Pastoral Social Caritas Boliviana e responsável da Pastoral Carcerária, Arcebispo de Sucre, Dom Jesús Juárez Párraga, que fez o discurso de boas-vindas ao pontífice. O Papa ouviu atentamente o discurso do Arcebispo e também o testemunho de dois reclusos e uma reclusa no cárcere de Palmasola.
“Não podia deixar a Bolívia sem vir ver-vos, sem deixar de partilhar a fé e a esperança que nascem do amor entregue na cruz. Obrigado por me receberem. Sei que se prepararam e rezaram por mim. Muito obrigado!”, disse Francisco em seu discurso. “Nas palavras de Dom Jesús Juárez e no testemunho de quem falou, pude comprovar que a dor não é capaz de apagar a esperança no mais fundo do coração e que a vida continua a jorrar com força em circunstâncias adversas”, frisou o pontífice.
De acordo com o Papa, o mundo deve saber as diferenças entre algumas posturas e palavras. “Reclusão não é o mesmo que exclusão, porque a reclusão faz parte dum processo de reinserção na sociedade. Há muitos elementos – bem o sei – que jogam contra este lugar: a superlotação, a morosidade da justiça, a falta de terapias ocupacionais e de políticas de reabilitação, a violência… Tudo isso torna necessário uma pronta e eficaz aliança interinstitucional para se encontrar respostas.”
Por fim, o pontífice disse que todas as pessoas que trabalham no Centro de Reabilitação de Palmasola desempenham uma tarefa importante neste processo de reinserção, um processo que requer deixar a lógica de bons e maus para passar a uma lógica centrada na ajuda à pessoa.
Às 13h (14h em Brasília), o Papa Francisco deixou a Bolívia com destino à Assunção no Paraguai. Ele permanece na capital paraguaia até o domingo, dia 12, quando finaliza sua jornada em visita aos países da América Latina.
Fonte: Rádio Vaticano.
Comentários