Papa apresenta valores da família como modelo para relações na sociedade
Pontífice deixa nesta quarta-feira o Equador com destino à Bolívia.
Após deixar a Pontifícia Universidade Católica do Equador, em Quito nesta terça-feira, dia 07, o Papa Francisco dirigiu-se de papamóvel até a Igreja de São Francisco, distante 4 km, para o encontro com a sociedade civil. O Prefeito de Quito, que aguardava diante da Igreja, entregou ao Pontífice as chaves da cidade, sem discurso. O Padre Guardião da comunidade franciscana acolheu o Papa na igreja, uma das mais importantes construções históricas da capital equatoriana.
O imponente complexo da Igreja e do Convento de São Francisco, constitui a construção religiosa mais antiga de toda América Latina, de grande significado simbólico para as populações indígenas, enquanto sede dos comandos militares Inca e Caranqui. A construção teve início em 1536, três anos após a fundação de Quito, sendo concluída em 1680. O complexo abriga 3.500 obras de arte colonial da Escola de Quito, uma riquíssima biblioteca franciscana, entre outras preciosidades culturais e religiosas.
No encontro com o Papa Francisco, estavam representados protagonistas da sociedade nos campos da cultura, da economia, do empreendimento industrial e rural, do voluntariado, do esporte, além de representantes das populações indígenas amazônicas. O Santo Padre foi saudado pelo Arcebispo de Cuenza e Presidente da Comissão para os Leigos da CEE, Dom Cabrera Herrera. Três leigos – um homem e duas mulheres deram seus testemunhos.
O Papa afirmou “sentir-se em casa” na Igreja São Francisco de Quito, e aproveitou a acolhida para apresentar “algumas chaves de convivência cívica, a começar pela vida família”:
Nesta quarta-feira, o Papa Francisco segue para a Bolívia onde desembarca em La Paz. Entretanto, o pontífice permanece poucas horas na capital boliviana, onde segue para o maior centro industrial do país, Santa Cruz de La Sierra.
Fonte: Rádio Vaticano
Acompanhe, em áudio, informações da repórter da Rádio Vaticano, Bianca Fraccalvieri, em trabalho especial para a RedeSul de Rádio direto da cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.
Comentários