Comemoração dos 90 anos da Diocese de Caxias do Sul terá série documental e revista especial
Dom José Gislon reflete sobre a trajetória da Diocese e a importância das famílias e do poder público na construção da história local
A Diocese de Caxias do Sul está lançando a série documental dos 90 anos e a revista comemorativa das nove décadas de história. A Diocese de Caxias do Sul foi criada em 08 de setembro de 1934, desmembrada da Arquidiocese de Porto Alegre. Segundo o decreto Christus Dominus, do Papa São Paulo VI, publicado em 1965, a “Diocese é a porção do Povo de Deus, que se confia a um Bispo para que a apascente com a colaboração do presbitério, de tal modo que, unida ao seu pastor e reunida por ele no Espírito Santo por meio do Evangelho e da Eucaristia, constitui uma Igreja particular, na qual está e opera a Igreja de Cristo, una, santa, católica e apostólica”.
Em um discurso repleto de emoção e reflexão na manhã desta quinta (05), durante a apresentação e lançamento do primeiro episódio da série, Dom José Gislon destacou a importância da celebração dos 90 anos da Diocese e dos 150 anos da imigração italiana para a Serra Gaúcha. Em suas palavras, o bispo enfatizou que, além de ser um momento de festa e comemoração, esta é também uma oportunidade para revisitar a história e reconhecer as conquistas diante das adversidades típicas da região.
"Eu penso que sim, que é um momento de reler a nossa história, também a partir da fé, e a história das nossas comunidades a partir desses 90 anos", afirmou Dom José. Ele ressaltou a importância das pessoas que trabalharam arduamente para a criação da diocese e a relevância do protagonismo das famílias ao longo das décadas.
Dom José também destacou a colaboração essencial do poder público em todos os níveis, desde o estadual até o municipal, que sempre apoiou a caminhada da Igreja e as estruturas criadas para servir a comunidade. "Tendo presente também o poder público, autoridades, a nível estadual, mas também municipal e da região, que sempre tiveram esse olhar também para a caminhada da igreja", observou.
Sobre o legado da Igreja e da Diocese, Dom José refletiu que este é um motivo de gratidão. "Olha, eu penso que é um legado que a gente deve agradecer a Deus, porque quem aqui chegou, digamos, com poucos pertences, um pequeno e velho baú, às vezes de madeira, mas o essencial não estava no baú, estava no coração de cada pessoa", disse ele. O bispo enfatizou que o verdadeiro tesouro era a fé e a determinação das pessoas que ajudaram a construir a história da Serra Gaúcha.
O bispo também observou que, enquanto as novas gerações têm mais acessibilidade para buscar e valorizar suas raízes, é fundamental lembrar e assimilar as novas realidades da diocese, com a chegada de diversas etnias e imigrantes. "Essa realidade de tantas etnias diferentes que aqui chegam, estrangeiros, imigrantes, etc. Esse novo rosto do povo de Deus que aí está. A gente não pode esquecer isso", afirmou Dom José.
Ele concluiu destacando a grande transformação social e étnica pela qual a Serra Gaúcha passou e a importância de reconhecer essa evolução no contexto das celebrações dos 90 anos da diocese.
Acompanhe o primeiro episódio no link: https://www.youtube.com/watch?v=91W1K4WuQYA
Lançamento dos próximos episódios:
- 05 de setembro: Ep. 01 – Da Itália à Nova Pátria, a fé dos imigrantes;
- 08 de setembro: Ep. 02 – 90 anos: como tudo começou...;
- 25 de setembro: Ep. 03 – Pastores segundo o coração de Deus;
- 12 de outubro: Ep. 04 – Vocações para formar Igreja e sociedade;
- 23 de outubro: Ep. 05 – Educar, conectar e comunicar;
- 06 de novembro: Ep. 06 – Mãos que evangelizam também cuidam;
- 20 de novembro: Ep. 07 – Mãos que cuidam e promovem a vida;
- 04 de dezembro: Ep. 08 – Arte e cultura como expressão de fé;
- 18 de dezembro: Ep. 09 – 90 anos, e agora? Comunhão, participação e missão.
Para que fosse possível produzir o especial dos 90 anos da Diocese de Caxias do Sul, a Pastoral da Comunicação (Pascom) alinhou-se com o pedido do Papa Francisco para valorizar a memória dos que transmitiram a fé. Para isso, foi desenvolvida a série documental em vídeo que busca resgatar a rica história e as memórias daqueles que contribuíram para a construção da diocese ao longo dessas nove décadas.
O projeto ganhou vida em outubro de 2023, quando a Pascom reuniu um grupo diversificado composto por ex-padres, historiadores, padres e leigos para colaborar na criação do conteúdo audiovisual. Este grupo se dedicou a refletir, sugerir e planejar a produção do documentário. Para executar as gravações e edições, a Diocese contratou a Finis Comunicação, e ao longo de julho de 2024, foram realizadas mais de 30 entrevistas em diferentes locais, abordando a importância da Igreja sob várias perspectivas, incluindo acadêmica, pastoral e testemunhos pessoais.
Durante uma das reuniões da equipe, surgiu a ideia de explorar o acervo do Museu Diocesano Dom José Barea, onde foram encontrados antigos filmes em rolo. Com a ajuda do Instituto Memória Histórica e Cultural da Universidade de Caxias do Sul (IMHC-UCS), as películas foram digitalizadas, revelando preciosidades do passado. Entre as descobertas, destaca-se uma gravação do Congresso Eucarístico Diocesano de 1948, considerada pelo IMHC como o segundo filme mais antigo da cidade, despertando grande interesse e curiosidade sobre a história da diocese e seu impacto na comunidade.
Fazem parte desta comissão que pensou esta série documental dos 90 anos:
- Pe. Álvaro Pinzetta
- Angélica Stefanski
- Anthony Beux Tessari
- Daniel Schüur
- Felipe Padilha
- Ivo Adamatti
- Pe. Kleiton Pena
- Rosalina Cassol Schvarstzhaupt
- Rudinei Zorzo
Comentários