Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Capuchinhos de toda a América Latina participam de Assembleia em Lima

por Ivan Sgarabotto

O evento é o momento de conhecer as particularidades de cada país e estabelecer perspectivas de ações evangelizadoras e de formação dos novos frades

Foto: Paulo Henirque

A 13ª edição da Assembleia Latino-Americana dos Capuchinhos (ALAC) reuniu aproximadamente 50 frades da América Latina e do Caribe e importantes representantes de todas as partes do mundo, conselheiros gerais que representam a Ordem em suas diferentes presenças continentais. O encontro que contou com o tema “Formação e Missão em uma nova cultura” ocorreu entre os dias 29 de janeiro e 02 de fevereiro, na Fraternidade Padre Santo, em Lima, no Peru.

A ALAC é o momento de conhecer as particularidades de cada país e estabelecer perspectivas para que, na ação evangelizadora e na formação dos novos frades, esse novo contexto cultural seja tocado de maneira eficaz pelo carisma franciscano. O Ministro Provincial dos Capuchinhos do RS frei Nilmar Gatto também esteve no evento.

O primeiro dia da assembleia deu o tom das difíceis realidades que os frades cruzariam durante a semana. O segundo dia do evento foi de ouvir as palavras do pai da Teologia da Libertação, Gustavo Gutierrez.

Citando muitas vezes o primeiro Papa latino-americano da história, Francisco, Gutierrez disse que “a história de Deus e a história humana são a mesma”. O teólogo disse que a encarnação de Jesus é prova disso e que precisamos não só buscar a presença de Deus na religião, mas em nosso cotidiano, “a casa do Pai também é aqui”, disse. Isso ajuda a encontrar na própria vida as razões para ter esperanças. 

O terceiro dia da ALAC dedicou a conhecer os motivos das desistências da vida religiosa. Já no penúltimo dia tratou sobre a 'missão' e como os capuchinhos precisam repensar sua forma de estar presentes.

O quinto e último dia da Assembleia Latino-Americana dos Capuchinhos teve como foco os possíveis candidatos ao conselho da América Latina e também foi abordado sobre o Capítulo Geral.

O encontro dos Frades Capuchinhos, no Peru, foi importante também para que os frades possam afinar as posições que serão apresentadas no Capítulo Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Roma, em setembro deste ano. O Capítulo será um momento importante em que capuchinhos de todo o mundo tomarão relevantes decisões para a Ordem. Neste encontro também será eleito um novo Ministro Geral e seu conselho, que governarão a Ordem pelos próximos seis anos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais