Celebração de Corpus Christi mobiliza comunidade em Flores da Cunha
Desde 1964 a comunidade e as entidades, com o auxílio da prefeitura e da paroquia, fazem os tradicionais tapetes
Os resultados de um intenso trabalho comunitário, organizado ao longo de meses, poderá ser conferido a partir desta quinta-feira, 04, em Flores da Cunha.
Neste ano o município celebra 51 anos do costume de adornar as ruas com tapetes de serragem com motivos religiosos durante a celebração de Corpus Christi. Desde 1964 a comunidade e as entidades, com o auxílio da prefeitura e da paroquia, fazem os tradicionais tapetes, dando demonstração da sua fé por meio destas verdadeiras obras de arte.
Os preparativos iniciaram ainda no início do ano com reuniões para organizar o trabalho de confecção dos tapetes junto com as 24 entidades que são responsáveis pela decoração das ruas.
Já o mês de maio foi destinado para o trabalho com a serragem: 26 tonelas foram entregues ao município. Destas, 16 foram peneiradas e tingidas nas cores natural, marrom, bege, cinza, preto, azul claro, azul escuro, verde bandeira, verde musgo, vermelho, laranja, roxo, vinho e rosa, além do cal (branco). As outras 10 toneladas servirão como base para os tapetes.
Os tapetes da Prefeitura, elaborados e confeccionados pelo artista plástico florense, Luiz Henrique Lima, este ano trarão uma homenagem aos 140 anos de imigração italiana no Rio Grande do Sul.
Neste ano, a confecção dos tapetes iniciou no fim da tarde de terça-feira, 02, e seguiu até a madrugada de quinta-feira, 04. A Missa de Corpus Christi será realizada às 9h30min e às 13h30min inicia a caminhada até o Eremitério Frei Salvador, com celebração eucarística e benção da saúde, dos pães e distribuição e das mudas de hortaliças e plantas.
Durante todo o dia, na Praça da Bandeira, haverá show com o pianista Rodrigo Soltton, a participação do Roteiro Turístico “Compassos da Mérica Mérica” com comercialização de produtos coloniais, vinhos, suco de uva e chocolate da empresa “Chocolate com Arte”, além de pessoas para orientar os visitantes.
Os turistas também terão a oportunidade de confeccionar seu próprio tapete num espaço destinado na Praça da Bandeira.
Para divulgar a tradição de Flores da Cunha, a Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, também confeccionou um tapete no Mercado Público de Porto Alegre com o tema da imigração italiana, que está disponível para a visitação desde o dia 23 de maio na capital gaúcha até esta quinta-feira, dia de Corpus Christi.
Comentários